Prefeita de Lauro de Freitas propõe criação de consórcios regionais durante lançamento do plano 'Viva Turismo Bahia'

Por: Aina Soledad
Segunda, 27 de Setembro de 2021 às 21:09

Foto: Rafael Magno

A criação de consórcios regionais e por categorias, de acordo com o potencial turístico da região, amparados pelo Estado, foi a sugestão da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, em seu discurso durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para regulamentar o plano estratégico Viva Turismo Bahia. Moema representou os gestores dos 417 municípios baianos, em evento ocorrido nesta segunda-feira (27), no Salão de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador.

A gestora argumentou que a Bahia tem uma rica diversidade cultural. “Temos um grande potencial para o turismo religioso, com a primeira santa brasileira, Dulce dos Pobres, e o vasto acervo das religiões de matriz africana. A Bahia é plural e a gente pode aproveitar esse momento de retomada para impulsionar tudo isso”.

Ela também destacou que é importante que as administrações municipais deem as mãos para fortalecer o setor. “Não devemos disputar áreas de turismo com municípios, mas sim, trabalhar em conjunto, com o turismo regionalizado, para impulsionar o turismo em cada canto do nosso estado”, pontuou.

Porta de entrada para o Litoral Norte, Lauro de Freitas aposta no turismo para impulsionar a economia e gerar emprego e renda. Além das praias, o município tem uma diversidade cultural rica, vocação para o turismo de negócio e de esportes, entre outras vertentes. Polo de capoeiristas renomados, o município levou para a festa do turismo a Orquestra de Berimbaus, que encantou a todos.

Viva Turismo Bahia

O Plano visa fortalecer o turismo no Estado baseado em quatro pilares: protocolos de biossegurança, capacitação profissional, promoção dos destinos e obras de infraestrutura. O projeto foi assinado pelas secretarias estaduais de Turismo (Setur), da Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o objetivo de realizar ações conjuntas para impulsionar o segmento.

A proposta é executar ações integradas para o fortalecimento do turismo com ênfase no segmento cultural; além da implementação do Projeto Qualifica Turismo, voltado para capacitação profissional, da realização de feiras de artesanatos e eventos esportivos nas Zonas Turísticas.

As ações integradas são fundamentais para otimizar os recursos públicos para o setor. Segundo o titular da Setur, Maurício Bacelar, os indicadores mostram que a Bahia em breve estará entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. “Todos os indicadores sinalizam que haverá um boom de turistas no estado. Para que isso ocorra de maneira segura, vamos colocar em prática as medidas que serão implementadas, com alcance em todos os segmentos do turismo", afirmou

A titular da Secult, Arany Santana, pontuou os desafios impostos pela pandemia e reafirmou a importância do trabalho em conjunto entre as pastas estaduais e municípios. “Esse plano tem como objetivo mostrar o que a Bahia tem. Um patrimônio histórico gigantesco, o samba de roda, as belas praias, as trilhas, as festas, o cordel, as pinturas rupestres e todos os saberes e fazeres que só a nossa Bahia tem”, exemplificou.

Algumas iniciativas para gerar emprego e renda para a Bahia, através do turismo, foram citadas pelo gestor da Setre, Davidson Magalhães. “Vamos lançar 61 turmas em 27 municípios com qualificações voltadas ao turismo já no mês de outubro. A segunda ação serão as atividades artesanais para fortalecer os principais centros de turismo na Bahia, além da retomada do projeto esportivo Costa à Costa, de Itacaré a Lauro de Freitas”, citou.

Atento às observações, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas (Secult), André Pereira, comentou que a expectativa para as atividades do setor no município está alta e pretende implementar um programa para fortalecer o comércio e o turismo da cidade.

“Nós temos bons hotéis, boas praias, uma noite maravilhosa e uma cidade bem estruturada. Estamos trabalhando um plano de retomada e pensando em políticas públicas para impulsionar o nosso turismo”.

O evento contou também com a presença de prefeitos e secretários municipais de municípios baianos.