Prefeita Moema Gramacho se reúne com representantes do SINDACS-BA para tratar de reivindicações da área de saúde

Por: Laerte Santana
Sexta, 19 de Maio de 2023 às 08:08

Foto: Raphael Muller

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, se reuniu com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – SINDACS-BA, nesta quinta-feira (18), para tratar de reivindicações administrativas e financeiras. Entre os pontos discutidos na sala de reunião do CALF estiveram a questão do reajuste com base no salário mínimo, auxílio transporte, incentivo adicional, auxílio alimentação e fardamento.

Em relação às pendências da categoria, a prefeita solicitou que fosse estabelecido um grupo de trabalho, composto pelo departamento de RH das Secretarias Municipais de Saúde (Sesa), Administração (Secad) e representantes do Sindicato, a fim de elucidar todas as questões que não foram resolvidas. A gestora ainda propôs que a categoria entregue uma programação anual de férias, para análise da possibilidade de pagamentos, ou que a Sesa faça uma proposta de readequação.

Sobre a reivindicação do Sindicato relacionada ao pagamento de retroativo, a prefeita se comprometeu em avaliar o pleito, assim como das questões ligadas às vantagens de programas e leis, e de demandas já encaminhadas por minutas para a gestão municipal. Como anunciado para outras categorias profissionais, a Moema informou que haverá reajuste no valor do auxílio alimentação.

Um dos pontos mais reivindicados pela categoria, o reajuste salarial, a gestora de Lauro de Freitas apresentou a possibilidade de um reajuste escalonado, sendo três por cento em julho, três por cento em dezembro e três por cento em fevereiro, com a intenção de não haver quebra de carreira. A categoria ficou de analisar e definir uma contraproposta.

Participaram da reunião, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Antônio Birne, o secretário de Saúde, Augusto Cesar Pereira, e representante da Secretaria Municipal de Administração (Secad). Uma nova reunião com a categoria foi marcada para a próxima semana.