Prefeitura abre roda de conversa sobre álcool e drogas para jovens de Lauro de Freitas

Por: ASCOM SEJU
Terça, 15 de Junho de 2021 às 13:01

Prefeitura abre roda de conversa sobre álcool e drogas para jovens de Lauro de Freitas


A Prefeitura de Lauro de Freitas promoveu nesta segunda-feira (14), a primeira roda de conversa com jovens do município, com o tema: “Um Diálogo Sobre Drogas”. O encontro no Colégio Enock Amaral, no Centro, foi o primeiro de quatro de debates que serão realizados até final do mês.

O “#PapoReto” gerou debates a respeito do uso, abuso e consumo de drogas, além de dar apoio aos jovens e seus familiares. “Existe muita importância em rodas de conversas como essas, pois muitos jovens usam drogas como uma válvula de escape e é importante entender o motivo pelo qual os jovens usam drogas para poder ajudá-los”, destacou o jovem Tasso Conceição, 22 anos.

De acordo com especialistas, os jovens podem se envolver com as substâncias psicoativas por inúmeros motivos, desde questões familiares, angústias pessoais, baixa autoestima, curiosidade, desejo de vivenciar novas experiências, entre outros. Para o secretário da Juventude de Lauro de Freitas, Renildo Cabral, os jovens precisam ter acesso à educação e conhecimento.

“Os jovens querem ser escutados, sabemos que as famílias nunca são a primeira fonte de informação sobre esse assunto, o que é complicado, pois o jovem é fácil de ser influenciado. Podemos afirmar que quanto maior forem às opções de informações, entretenimento e conhecimento que os jovens tiverem acesso, menor será a chance de se envolverem com drogas. Esses assuntos são delicados e cabe a cada um de nós lidar com o tema de forma leve e racional, estabelecendo cotidianamente um #PapoReto sobre essas pautas, transmitindo afeto e confiança.” afirmou o Secretário da Juventude.

O #PapoReto é uma iniciativa conjunta de várias secretarias: Juventude (SEJU), Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), Educação (SEMED) e Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR). Também estão participando, o psicólogo Alberto Carvalho, o superintende de Prevenção às Drogas do município, João Paulo Silva, e o Coletivo Solunares Redução de Danos.

Próximas Rodas:

Dia 16/06 (14h às 16h) - Escola Municipal Miguel Arraes - Itinga
Dia 18/06 (14h às 16h) - Escola Municipal Amauri Montalvão – Areia Branca
Dia 30/06 (14h às 16h) - Escola Municipal Vida Nova – Vida Nova