Prefeitura alerta empresários do turismo para importância do registro no Cadastur

Por: Rodrigo Castro
Quarta, 21 de Julho de 2021 às 20:08

Foto: Divulgação / Secult

Equipes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) iniciaram ação que busca sensibilizar empresários do ramo do turismo para a importância do registro dos seus empreendimentos e/ou serviços no Cadastro dos Prestadores de Serviços de Turismo (Cadastur).

Durante a abordagem são apresentadas as vantagens disponibilizadas às empresas e prestadores de serviços registrados no Cadastur - um sistema de cadastro do Ministério do Turismo para pessoas físicas, com validade de cinco anos, e jurídicas pelo prazo de dois anos. O sistema também possibilita o acesso a linhas de crédito e é uma importante fonte de pesquisa para turistas de todo o Brasil.

Nesta quarta-feira (21), as equipes realizaram visitas a estabelecimentos comerciais do segmento turístico, localizados na Avenida Luís Tarquínio e no Bairro de Vilas do Atlântico. Durante a ação, a SECULT também está coletando informações para a construção do mapeamento dos empreendimentos e equipamentos turísticos do município. Barracas e restaurantes da Praia de Buraquinho já foram visitados.

O registro no Cadastur é realizado pela internet por meio do site cadastur.turismo.gov.br e é obrigatório para os prestadores dos seguintes serviços: acampamentos turísticos; agências de turismo; guias de turismo; meios de hospedagem; organizadores de eventos; parques temáticos e transportadoras turísticas.

Ainda que não sejam obrigados, o registro é recomendável para restaurantes, cafeterias, bares, casas de espetáculos, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, além de locadoras de veículos para turistas e prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos e/ou especializadas em segmentos turísticos.

Workshop

Além da ação de sensibilização, a SECULT vai realizar no dia 18 de agosto um Workshop sobre o Cadastur, voltado para empresários e prestadores de serviços do segmento do turismo. Durante o evento, que acontecerá no Auditório Abdias do Nascimento, serão apresentadas em detalhes as vantagens do cadastro, dúvidas sobre o registro no sistema, entre outras ações.