Prefeitura amplia e requalifica sede do SAMU Lauro de Freitas

Sexta, 14 de Abril de 2023 às 14:02

Prefeitura amplia e requalifica sede do SAMU Lauro de Freitas

Foto: Maína Diniz

A requalificação da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Lauro de Freitas, foi entregue na manhã desta sexta-feira (14).  Além de reparos no telhado, foram feitas melhorias na parte elétrica, pintura geral e a ampliação do Centro de Material e Esterilização (CME), o local é adequado para a higienização dos equipamentos, reforçando os critérios sanitários de medidas contra contaminação.

A prefeita Moema Gramacho, frisou que a ação compõe a sequência de requalificações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA) nas unidades de saúde. Já foram contempladas as USFs Antônio Carlos Rodrigues, no bairro de Areia Branca; Noel Alves e Irmã Dulce, em Portão;  USF Vida Nova/Caji; USF Tarumã, Cidade Nova, Santa Bárbara e São Judas Tadeu, na Itinga; e Chafariz, no Centro, além da entrega de um novo espaço para o funcionamento no Pronto Atendimento (PA), em Areia Branca.

“Entre os avanços na Saúde temos muito a destacar, hoje o município conta com o primeiro Hospital Escola do país, em que a gestão celebrou parceria com a faculdade Unime para atender os pacientes de Lauro de Freitas no novo Nelson Barros. No mesmo local, implantamos um Complexo de Saúde com a presença da SESA, da Central Municipal de Regulação e Policlínica Carlos Bastos”, disse.

De acordo com a gestora, mais outras unidades de saúde, uma na Quingoma e outra no Capiarara, além de uma unidade de saúde mista que funcionará no Jambeiro, devem ser entregues à população em breve. “Além disso, estamos nos preparando para a telemedicina que vai desafogar as filas na regulação ofertando atendimentos médicos de forma remota”, informou.

SAMU completa 18 anos

Ao lado de vereadores e secretários, a prefeita lembrou que a sede do SAMU foi implantada no município em 2003, pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva. “O atendimento médico de urgência foi uma revolução no serviço de socorro em todo país. Antes do SAMU, aqui em Lauro de Freitas, havia casos de pessoas que davam socorro em carrinhos de mão. Hoje, basta discar 192 e, além do transporte do paciente, ele recebe todo atendimento médico necessário”, conta.

SAMU atende em média 80 pessoas por mês

Com duas ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado, o SAMU Lauro de Freitas atende em média 80 pessoas por mês. “Atualmente temos uma equipe composta com 71 profissionais entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas. Essa requalificação atendeu também ao conforto desses servidores que ganharam novos colchões e todos os dormitórios estão climatizados”, conta a coordenadora do SAMU, Juciara Bonfim.

Para o secretário de Saúde, Augusto César Pereira, o sentimento é de gratidão. “Estamos aqui diante de uma equipe que se doou durante dois anos da pandemia do coronavírus e hoje queremos agradecer por toda devoção e pelo trabalho que continua sendo realizado com amor. Os profissionais do SAMU são verdadeiros anjos que salvam vidas todos os dias”, disse.