Prefeitura comemora 14 anos do Restaurante Popular e lança projeto 'Lauro sem Fome'

Por: Iana Silva
Terça, 18 de Outubro de 2022 às 16:04

Com uma programação especial, muita música e animação, o Restaurante Popular (RP) de Lauro de Freitas comemorou os 14 anos de funcionamento, nesta terça-feira (18). O equipamento, que é uma referência em segurança alimentar e atendimento de qualidade, foi inaugurado em 30 de setembro de 2008 e já serviu mais de 7 milhões de refeições para a população de baixa renda. Diariamente, são oferecidas uma média de 2.250 refeições, acompanhadas de suco e sobremesa. O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.

O RP é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) e conta com uma equipe de nutricionistas, responsáveis pela elaboração dos cardápios e qualidade das refeições oferecidas ao público. Durante a solenidade de comemoração, a prefeita Moema Gramacho destacou a satisfação de conseguir manter o equipamento funcionando há 14 anos com excelência e garantia da nutrição dos grupos mais vulneráveis. Ela lembrou também que as refeições custam apenas R$ 2,00 para o munícipe, sendo que R$ 7,75 é subsidiado pela Prefeitura.

“Estamos aqui para comemorar os 14 anos de funcionamento do RP. Temos muito orgulho em não ter deixado nenhum dia sem servir a população. Até em tempos de pandemia, enviamos cesta básica para os grupos mais vulneráveis do município. São pessoas de baixa renda tendo acesso a uma alimentação adequada. Quero agradecer a todos os envolvidos. O povo sempre sai daqui muito satisfeito”, disse.

A solenidade de comemoração contou com bolo para os parabéns e a presença dos comensais, servidores e gestores municipais. O titular da Semdesc, Tito Coelho, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da equipe que trabalha, diariamente, para atender a população, em todos os equipamentos de segurança disponibilizados no município. “Somos modelo em segurança alimentar e isso se deve ao empenho de cada servidor.  Esse não é o único equipamento que temos em Lauro.  Temos também a Cozinha Comunitária da Itinga, Cozinha de Portão e o Banco de Alimentos. Todos são motivo de muito orgulho para nós”, comentou.

Em seu pronunciamento, o secretário Tito Coelho lançou o projeto “Lauro sem Fome”, que também será administrado pela pasta, e consiste em acolher as famílias que estão passando por alguma vulnerabilidade no município. “Hoje é dia de celebrar os 14 anos desse importante equipamento e também lançar mais um projeto que irá atender as demandas oriundas da rede socioassistencial .  Nosso intuito é continuar desenvolvendo estratégias para promover a segurança alimentar e inclusão social em nosso município”, finalizou.