Prefeitura convoca 100 candidatos classificados no Programa Integra Jovem a partir desta terça (18)

Por: Iana Silva
Segunda, 17 de Outubro de 2022 às 14:02

Foto: Maína Diniz

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), realiza a convocação dos candidatos classificados no processo seletivo do Programa Integra Jovem do edital 001/2022. Foram selecionados mais 100 alunos, de acordo com o rendimento em avaliações de conhecimentos gerais e entrevista social. Da primeira turma, 100 alunos já estão em fase de conclusão do curso e os outros 100 estão sendo convocados para efetivar a matrícula a partir desta terça-feira (18), com o início das aulas previstas para dia 09 de novembro. O programa tem o objetivo de promover a cidadania e a formação de jovens nas áreas de tecnologia da informação, segurança de alimentos, setor administrativo e empreendedorismo.

A matrícula será feita por ordem de chamada, conforme programação descrita no edital de convocação (www.encurtador.com.br/czNPU). Os alunos devem se dirigir à sede da Semdesc, das 09h às 14 horas, com apresentação dos documentos pessoais. O gestor da pasta, Tito Coelho, destaca que o programa foi planejado de forma estratégica para transformar a realidade dos jovens de Lauro de Freitas. “Seguimos buscando alternativas no combate às vulnerabilidades sociais. O Integra Jovem é uma proposta de excelência para viabilizar oportunidade aos moradores da nossa cidade na inserção ao mercado de trabalho. Promover conhecimento é uma das formas mais eficazes de garantir um futuro melhor em nosso município", afirmou.

O Integra Jovem é voltado para estudantes do ensino médio, que tenham residência fixa no município, integrantes do CadÚnico e referenciados na rede socioassistencial.  A carga horária é de 280 horas, composta por aulas teóricas, oficinas, visitas técnicas e imersão em atividades práticas. O Programa está sendo coordenado pelo Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA), vinculado à Semdesc. Outras atividades importantes também foram feitas no intuito de facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, tais como a parceria com a Rede de Bibliotecas, infocentros e salas de leitura do município.

Certificação

A primeira turma do Programa Integra Jovem teve as aulas iniciadas no dia 06 de junho e serão concluídas no dia 07 de novembro. A solenidade de certificação está agendada para o dia 19 de novembro (sábado), das 15 às 18h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Lauro de Freitas.