Prefeitura de Lauro de Freitas anuncia transferência de PA Nelson Barros para Unime e construção de quatro postos de saúde

Por: Rodrigo Castro
Quarta, 15 de Dezembro de 2021 às 19:07

Foto: Lucas Lins

A prefeita Moema Gramacho anunciou em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (15), a transferência do Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros para a sede da faculdade Unime, em Lauro de Freitas, a partir de janeiro. A unidade, que passa a funcionar como Hospital Escola, vai ampliar o número de atendimento ambulatorial mensal do PA de 1.400 para 4.800. A Central de Regulação, a Clínica Carlos Bastos e a Secretaria Municipal da Saúde (SESA) também serão transferidas para a faculdade.

Durante a coletiva online, que contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, a prefeita confirmou ainda a ampliação das especialidades médicas e dos atendimentos do pronto socorro odontológico, que também passará a funcionar na nova estrutura.

Outro reforço importante nos serviços de saúde anunciados pela prefeita foi a construção de quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), nos bairros de Jambeiro, Quingoma e Itinga, dois deles fruto de convênio com o Governo do Estado, que vão garantir o avanço da cobertura de atenção básica do município dos atuais 93% para 100%. A prefeita Moema Gramacho comemorou os avanços na prestação de serviço de saúde do município.

“Mesmo com as dificuldades pelas quais passamos por conta da pandemia do novo coronavírus, temos trabalhado incansavelmente para ampliar os equipamentos que já temos na área da saúde e construir novos, com a devida atenção do combate à Covid-19. Todo este trabalho nos permite anunciar hoje estas novidades, a parceria com a Unime e a construção de novas USFs, que vão ampliar consideravelmente os serviços de saúde prestados hoje à nossa população”.

Além das novidades, a administração destacou algumas ações realizadas na área da saúde e no enfrentamento a pandemia, como a inauguração do Pronto Atendimento (PA) Santo Amaro de Ipitanga, exclusivo para pacientes com suspeita da doença, que já atendeu a mais de 53 mil pessoas e realizou mais de 23 mil testes para Covid-19; a realização de mais de 100 barreiras para testagem; busca ativa que contabilizou mais de 100 mil visitas às residências, e a carreta da saúde, que testou moradores em todos os bairros de Lauro de Freitas, entre outras.

Vacinação contra Covid-19

O avanço na vacinação contra a COVID-19 foi destacado pelo secretário Augusto César. De acordo com o gestor da pasta da Saúde, 100% do público alvo previsto para a primeira etapa da vacinação, formado por mais de 150 mil pessoas com 18 ou mais, já tomou a 1ª dose. No que diz respeito às pessoas que tomaram a 2ª dose ou dose única, o número já superou 135.700, correspondente a 90% do público alvo.

Apesar do avanço na vacinação, o secretário reafirmou a importância de se manter as medidas de proteção contra a doença, como o uso de álcool em gel e máscara, especialmente no cenário atual, de crescimento do número de casos da gripe H3N2, que já tem um caso confirmado em Lauro de Freitas. “O atendimento na nossa rede de pacientes com sintomas gripais tem aumentado exponencialmente, por isso é preciso ficarmos atentos a esta questão e mantermos o uso da máscara”, ressaltou o secretário.

Todas as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para imunização da população contra o vírus influenza A H1N1, H3N2 e B, já foram aplicadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas e foram suficientes para atender apenas 39% do público alvo. Ainda de acordo com o secretário, a administração já está em tratativas com o Governo do Estado para que solicite ao Governo Federal o envio de mais doses para o município, em função do avanço da síndrome gripal na Bahia.