Prefeitura de Lauro de Freitas e CONDER discutem obras executadas no município

Por: Aina Soledad
Sexta, 27 de Janeiro de 2023 às 10:10

Prefeitura de Lauro de Freitas e CONDER discutem obras executadas no município

Foto: Lucas Lins


Com o objetivo de tratar das obras em execução, projetos concluídos e a iniciar em Lauro de Freitas, a prefeita Moema Gramacho, acompanhada do secretário da Seinfra, Roque Fagundes, mais equipe técnica da pasta, participaram de reunião com José Trindade, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), na manhã desta quinta-feira (26), na sede do órgão.  

O encontro discutiu o avanço de obras executadas pela Conder no município, como o novo CEEPTIC a nova escola de Portão que, segundo Trindade, será inaugurado em breve; o recapeamento de várias vias em diversos bairros da cidade; a Praça 08 de Março, em Vida Nova; a Praça de Via de Penetração, no Caji/Vida Nova; além das realizações referentes a macrodrenagem, como obras do Canal do Caji, na Rua Jaime Vieira Lima, Beira Rio e canal Jardim dos Pássaros.  

Foram tratados também as obras  que estão prestes a iniciar, a exemplo da revitalização da Praça da Mulher, na Itinga; a terceira etapa do projeto de recapeamento asfáltico, que vai beneficiar as vias principais do bairro de Portão e a pavimentação da rua Maria Rosinete, no Quingoma. Além disso, os gestores discutiram a previsão de inauguração das obras de revitalização e urbanização da Lagoa da Base, que também será inaugurada em breve.  

Trindade contou que as duas novas escolas construídas na cidade serão inauguradas em fevereiro. “A Lagoa da Base também será inaugurada em breve. E nós continuaremos fazendo o melhor possível em parceria com essa gestão atuante que busca diariamente benefícios para a população”, contou Trindade. 

A gestora municipal classificou o encontro como bastante produtivo, onde ela recebeu a informação de que já foi autorizada a ordem de serviço para a execução e já está na fase da topografia para a obra da rua da Maria Rosinete, no Quingoma, onde funciona o projeto social da Irmã Terezinha. “Também aproveitamos para lembrar da solicitação que fizemos no início de 2022, para a duplicação da Avenida Gerino de Souza Filho e todas as outras melhorias para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida do povo laurofreitense”, disse, ao completar que reforçou a necessidade do Governo do Estado sinalizar melhor o acesso à via Metropolitana para quem vem da capital para o Litoral Norte. “No sentido de dar mais visibilidade aos benefícios de trafegar pela via, como o não pagamento de pedágio para quem vem sentido Salvador. Quando o motorista usa a via Metropolitana, diminui o congestionamento no trânsito da Estrada do Coco, no trecho da Av. Santos Dumont, na cidade de Lauro de Freitas”, concluiu. 

O secretário Roque Fagundes disse que a Conder é uma grande parceira da Prefeitura de Lauro de Freitas na realização de obras estruturantes no município. “Todas essas obras, além de renovar a via asfáltica, darão melhor qualidade de vida e mobilidade ao povo de Lauro de Freitas”, disse.  

Intervenções na avenida Beira Rio 

Ao retornar da reunião da Conder, Moema Gramacho ainda visitou a obra de requalificação da avenida Beira Rio, também executada pela Conder, que consiste no alargamento e afundamento do Rio Ipitanga, com desassoreamento, urbanização, reforma no passeio e outras melhorias. “Aproveitamos para pedir à Conder que as intervenções, mesmo que a obra atrase um pouco, que ela seja feita por etapas: interditando uma via por vez, para diminuir os reflexos das intervenções, como o congestionamento e o comércio local”, pediu a prefeita.