Prefeitura de Lauro de Freitas presta contas do terceiro quadrimestre de 2022

Por: Iana Silva
Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 às 15:03

Prefeitura de Lauro de Freitas presta contas do terceiro quadrimestre de 2022

Na manhã desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), realizou uma Audiência Pública para exposição do cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2022. O evento, realizado na Câmara Legislativa, foi aberto à população, com transmissão ao vivo, através do canal da Prefeitura no Youtube, e contou com a presença do gestor da Sefaz, Luiz Cláudio Guimarães, da coordenadora de execução orçamentária da Sefaz, Celene Diniz, da presidente da Câmara, Naide Brito, e demais membros do legislativo.

Na audiência, o secretário da fazenda destacou o compromisso com a transparência fiscal e evidenciou os recursos destinados à educação, saúde, infraestrutura, entre outros setores da gestão municipal. Segundo ele, a audiência pública é de extrema importância para que a população possa conhecer a arrecadação do município e o destino executado. “Esta é uma apresentação técnica que traduz pontos específicos. Fazemos isso com todo o compromisso exigido. Estou muito otimista em relação aos números. Começamos a ter um cenário mais positivo e com perspectiva favorável”, comentou.

Entre os números apresentados, Luiz Cláudio detalhou a Receita Tributária do último quadrimestre, que permitiu uma avaliação completa do ano de 2022.  A apresentação contou com informações sobre o potencial econômico de Lauro de Freitas, que possui o PIB per capita de R$32 mil, valor superior à média do estado (R$20,4 mil) e da região de Salvador (R$ 28,7 mil). “São números que traduzem a capacidade econômica do nosso município. Estamos entre as sete economias do estado, no quesito geração de renda. Lauro de Freitas também é destaque na geração de empregos. Então é mais uma demonstração que temos uma cidade pujante, com destaque a nível nacional”, relatou.

Durante a audiência, o gestor também destacou o crescimento favorável, quando comparado aos anos anteriores. Segundo os dados apresentados, o setor de serviços é o que mais gera emprego em Lauro de Freitas e a receita de 2022 teve um alcance  cerca de 30% a mais, quando comparado ao mesmo período de 2021. “Tudo isso demonstra que temos realidade positiva e uma cidade com saldo de dívida bem menor do que no ano anterior. Não há endividamento crescente no município. Quanto melhores forem os números, mais investimentos serão feitos e mais benefícios serão levados para a nossa população”, disse.

A presidente da Casa, Naide Brito, registrou todos os questionamentos feitos e enfatizou a importância da transparência das informações.  “Estamos aqui, fazendo a audiência pública, em cumprimento à lei de responsabilidade fiscal.  Vamos buscar fazer essa hegemonia entre a casa e o executivo, para que sejam esclarecidas todas as dúvidas expostas. Com certeza, em maio, estaremos aqui mais uma vez. Apresentando os dados com toda a transparência necessária”, disse.