Prefeitura de Lauro de Freitas promove roda de conversa no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Por: Giovanna Reyner
Terça, 30 de Agosto de 2022 às 10:10

Prefeitura de Lauro de Freitas promove roda de conversa no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Foto: Wandaick Costa


Uma roda de debate, onde as histórias de resistência e superação foram contadas e reconhecidas. Dessa maneira, mulheres lésbicas de Lauro de Freitas, refletiram sobre o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado nesta segunda-feira (29). “Esse é um dia dedicado a discutir políticas públicas de combate à lesbofobia e a dar visibilidade à comunidade lésbica em todo país”, frisa a convidada e advogada do Casarão da Diversidade, Bianca Santos.

Promovida pelo Departamento LGBT, órgão inserido na Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), a roda focou na formação dos servidores e contou com a participação da sociedade civil. A iniciativa trouxe como tema central ‘as dores e as delícias de amar uma igual’. “Nós queremos pensar políticas públicas para todas as letras que compõem o LGBTQIA+”, afirma a diretora do Departamento LGBT, Erica Capinan. 

Atenta às discussões, a militante da causa e mulher trans Luana Rodrigues, contou que olhares e gestos preconceituosos fazem com que ela sinta o peso de carregar um fardo. “Eu não quero estar presa em meu próprio corpo. Quando me apresento como uma mulher trans eu sou vista como objeto mas o que eu quero é andar nos ônibus, no shopping e ser respeitada”, falou. 

A secretária da SEPADHIR,  Deize Marize, destaca que é preciso discutir as questões relacionadas ao gênero e afirmar a política da diversidade como política pública. “Esse debate deve ser de interesse de todos e isso que estamos fazendo, dando voz a estas pessoas. Cada depoimento aqui é a história de vida de alguém com muito sofrimento, história de resistência e superação, mas muitas não têm esse espaço. Esperamos que as pessoas possam viver de forma digna sua orientação sexual”, falou.