Prefeitura e Conder assinam ordens de serviços para requalificação da Av. Beira Rio e construção de ciclovias

Por: Laerte Santana
Sábado, 24 de Setembro de 2022 às 17:05

Foto: Wandaick Costa

Duas ordens de serviços e três visitas técnicas a obras que irão acelerar o crescimento do município de Lauro de Freitas, nas áreas de infraestrutura e educação. Este é o resumo de um dia de trabalho, neste sábado (24), dos gestores da Prefeitura Municipal e de representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

Em mais uma parceria com o Governo da Bahia, a prefeita Moema Gramacho assinou e o presidente da Conder, José Trindade assinaram a ordem de serviço para a requalificação completa da Avenida Beira Rio, que faz parte da obras de macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes como um aditivo. Uma segunda ordem de serviço também foi assinada para a construção de uma ciclovia ao longo do Jardim dos Pássaros, na Avenida Gerino de Souza.

“Esta requalificação na Beira Rio é algo que solicitamos a mais ao Governo do Estado, dentro das obras de macrodrenagem que já surtiram efeito na diminuição dos alagamentos. Aqui será feito mais um desassoreamento, com retiradas de vegetais e resíduos, e urbanização que inclui a construção de passeios, contenções, ciclovia, iluminação e sinalização”, explicou a prefeita Moema.

Construção de escolas

A comitiva também visitou os canteiros de obras onde vão funcionar os maiores complexos educacionais do município. O primeiro, no novo Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), localizado no Centro, que já está com mais de 75% de execução do projeto. Nesta futura unidade ensino, são mais de sete mil metros quadrados de área construída, com estrutura para laboratórios, campo society, piscina, além de salas e outros departamentos.

De projeto semelhante, o outro complexo educacional está sendo construído no bairro de Portão, o qual irá substituir o atual Colégio Estadual Kleber Pacheco. Por lá, as obras já estão cerca de 65% concluídas. A previsão é que as duas unidades de ensino sejam entregues este ano.

Lagoa da Base

Outro canteiro visitado foi da obra de urbanização da Lagoa da Base, que se encontra em fase final com mais de 90% dos serviços concluídos. Neste projeto já foram feitas a pavimentação, urbanização, paisagismo, instalação de equipamentos esportivos e de lazer, parque infantil, quiosques, além da revitalização e delimitação da lagoa.

Para a moradora do local há 29 anos, Camila Souza, a obra já está pronta. “Eu posso dizer que essa transformação aqui está na nota dez. Antes, a pior parte eram os alagamentos. Agora tudo mudou. As crianças têm um lugar para brincar, as pessoas têm um lazer e dá até para empreender aqui”, relatou. Na obra de urbanização da Lagoa da Base faltam apenas os arremates finais de urbanização.