Prefeitura fecha acordo da campanha salarial dos profissionais da educação municipal de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Sexta, 19 de Maio de 2023 às 08:08

Prefeitura fecha acordo da campanha salarial dos profissionais da educação municipal de Lauro de Freitas

Foto: Danilo Magalhães


A Prefeitura de Lauro de Freitas se reuniu, mais uma vez, com a ASPROLF - Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas -, nesta quinta-feira (18), para fechar o acordo da campanha salarial de 2023. A negociação foi concluída com a proposta de escalonamento do piso, manutenção das carreiras, além das implantações das Comissões de Processo, de Monitoramento das Condições das Escolas e do Reda. 

Como destaca a secretária de Educação (Semed), Vânia Galvão, a conclusão do acordo se estabeleceu pela disposição do diálogo entre as partes. “Este momento da negociação, ao atender os pleitos da categoria, demonstra a valorização da educação pública, do reconhecimento da valorização de carreiras dos professores, apesar de já estarmos pagando acima do piso nacional. Lauro de Freitas já vinha cumprindo isso, como fez em todos os anos”, disse. 

Presidente da ASPROLF, Valdir Silva reconhece o esforço da Prefeitura para o cumprimento do piso. “Conseguimos escalonar o piso, em quatro vezes, com duas parcelas este ano e outras duas em 2024. Agradecemos o esforço da gestão sobre o reconhecimento de que piso e carreira andam juntos, e as Secretarias de Educação e Administração que tiveram a sensibilidade em negociar em tempo hábil”, relatou. 

Para o secretário Ailton Florêncio, a negociação reflete uma conduta de gestão priorizada pela prefeita Moema Gramacho. “Mais uma vez o município assegura a discussão da garantia do piso, e da valorização dos profissionais de educação que, nesse aspecto, inclui também os auxiliares de classe. As carreiras continuam sendo respeitadas, bem como o município vem abrindo a possibilidade dos profissionais continuarem seus processos de qualificação”, frisou.