Prefeitura oferece suporte para emissão de passe livre para PCDs

Sexta, 12 de Agosto de 2022 às 15:03

Prefeitura oferece suporte para emissão de passe livre para PCDs

Foto: Maína Diniz

Um mutirão de atendimento às famílias das pessoas com deficiência (PCDs) foi realizado na faculdade UNIME, nesta sexta-feira (12). A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTOP) e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Especializado de Reabilitação (CER). Cerca de 30 atendimentos foram realizados para o requerimento do passe livre, documento que garante o acesso ao transporte público de forma gratuita.

O CER atende, mensalmente, cerca de três mil pacientes com deficiência auditiva, física e intelectual. De acordo com Graziela Borges, coordenadora do Centro e psicóloga, a ação facilita a emissão do documento, já que a maioria das pessoas possuem restrição de renda ou dificuldade de locomoção. “A nossa ideia é que as famílias possam agilizar a emissão do passe livre dentro da própria unidade. Aproveitamos que eles precisam vir aqui para tratamento, cumprindo a rotina médica. Disponibilizamos o suporte e para que garantam o direito do passe livre. É um trabalho coletivo para facilitar a vida dessas pessoas”, disse.

A Sepadhir orienta as famílias na solicitação do passe para o transporte público intermunicipal e interestadual. Já a SETTOP atende as pessoas que estão em busca do acesso gratuito para as topics que circulam no município. O coordenador do Departamento de Pessoa com Deficiência (DPCD) da Sepadhir, Almir Júnior, destaca que o Governo Federal faz uma análise social e de deficiência para a emissão do documento. Por isso, durante o atendimento, orienta sobre todos os documentos necessários.  “É de extrema importância essa parceria que temos, porque sabemos que o público é extremamente carente. Nem sempre essas pessoas têm facilidade ou oportunidade para ir até as secretarias. Aqui mesmo, eu já coleto toda a documentação. Faço todo o acompanhamento do processo, porque o nosso objetivo é fazer de tudo para que o solicitante consiga o seu benefício”, comentou.

A ação é feita todo mês. Além das orientações, o público presente conta com pontos de doação de roupas, calçados, próteses e cadeiras de rodas. Maria de Fátima Pereira foi uma das munícipes que aprovou a iniciativa. A neta, Sofia Valentina, 6 anos, tem microcefalia e paralisia cerebral, sendo acompanhada pelo CER para tratamentos de reabilitação. “É muito bom, porque quando não tinha o passe, eu tinha que gastar muito dinheiro com transporte de aplicativo. Hoje eu vim solicitar a renovação. Toda orientação que recebo aqui é fundamental”, comentou.