Prefeitura reforça esquema de trânsito e segurança no Lauro Folia 2023

Por: Laerte Santana
Quarta, 15 de Fevereiro de 2023 às 14:02

Prefeitura reforça esquema de trânsito e segurança no Lauro Folia 2023

Com expectativa de grande movimentação para o Carnaval 2023, a Prefeitura de Lauro de Freitas preparou um esquema operacional para as comemorações carnavalescas, com reforço no controle do trânsito e segurança. O Lauro Folia começa oficialmente nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 21 de fevereiro, além do tradicional arrastão cultural comandado pelo Bloco Afro Bankoma na quarta-feira de cinzas (22).

Trânsito

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) vai dispor de todo o seu efetivo para garantir o fluxo do Lauro Folia 2023. Agentes de trânsito farão bloqueios nos entornos dos circuitos do Carnaval, com a prestação de orientações sobre a mobilidade urbana. Este ano, o final de linha do Centro será transferido para a área da faculdade Unime, com funcionamento normal dos transportes públicos. A saída dos ônibus ficará localizada na lateral da faculdade, próximo ao bairro Jockey Clube. Vias públicas do bairro de Ipitanga e a Avenida Luiz Tarquínio são opções de circulação de entrada e saída para o Centro.

Os circuitos carnavalescos ficaram definidos da seguinte forma: “Domingos Balaieiro” (final de linha do Centro até a Praça da Matriz); “Alternativo” (final de linha do Centro até Vila Praiana); e “Arena Duzinho Nery” (Praça da Matriz). As vias dos circuitos serão interditadas na sexta-feira (17), no horário de desfile das agremiações carnavalescas, reabertas no sábado durante o funcionamento do comércio e depois fechadas até a terça-feira (21).  Os agentes da Settop também farão controle de estacionamento de banhistas nas três praias do município.

Sobre o trânsito na Avenida Santos Dumont (BA-099), o tempo semafórico dentro da área de domínio do município será estendido para evitar engarrafamentos. A Settop orienta condutores que trafegam sentido Litoral Norte a utilizarem a Via Metropolitana. Mais de 220 mil veículos deverão circular na principal avenida do município durante o Carnaval.

De acordo com o secretário da Settop, Olinto Borri, a pasta ainda vai atuar com operações de fiscalização. “A principal preocupação da Secretaria é detectar o consumo de bebida alcoólica pelos motoristas, mas nos preocupamos também em monitorar outras infrações. Contamos com um time de profissionais qualificados, com experiência na área, capazes de analisar com individualidade cada caso, elevando a eficiência nos resultados e oferecendo a melhor solução junto aos órgãos de trânsito”, declarou.

Segurança

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), 80% do efetivo da Guarda Municipal estará empregado nos circuitos e espaços alternativos do Carnaval. Além das equipes de patrulhamento que farão rondas na folia, agentes salva-vidas ficarão distribuídos em dez pontos fixos nas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, com reforço do efetivo para atuação de salvamento aquático.

Para curtir a festa momesca com mais tranquilidade, a SMSP orienta o folião a sempre portar um documento com foto e evitar bens que chamem atenção de atitudes suspeitas. Quem necessitar de informações, assim como para documentos achados e perdidos, deve procurar a sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, localizada na Praça da Matriz, no Centro. No mesmo local funciona a base da Guarda Municipal e o centro que disponibiliza pulseiras de identificação para os menores de 18 anos, com atendimentos a partir das 16h.

O esquema de segurança em Lauro de Freitas também conta com o batalhão da 52ª CIPM (Companhia Independente de Polícia), com o efetivo ampliado durante todos os dias da festa, como afirma o major Márcio Pitangueira. “De 17 a 21 de fevereiro a corporação, unidade responsável pelo 26° comando de área, estará empregando 110 policiais militares lotados na unidade, mais 24 policiais militares oriundos da 32ª CIPM/Pojuca, no policiamento ordinário e no circuito do Carnaval. Os policiais trabalharão nos processos a pé e motorizado ao longo do circuito, com ações preventivas, visando garantir a ordem pública e a segurança dos foliões no município”, relatou.