Procon de Lauro de Freitas fiscaliza estabelecimentos na semana do consumidor

Quinta, 16 de Março de 2023 às 15:03

Procon de Lauro de Freitas fiscaliza estabelecimentos na semana do consumidor

Foto: Wandaick Costa

Em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), a Unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lauro de Freitas está realizando mais uma Operação de fiscalização no comércio local. A ação foi iniciada na segunda-feira (13) e segue até esta sexta-feira (17), com visitas a estabelecimentos de diversos pontos da cidade. A ação visa averiguar as condições sanitárias, validade, precificação, validade e armazenamento dos produtos comercializados.  A Operação busca garantir a segurança dos consumidores e evitar que sejam feitas propagandas enganosas neste período de “ofertas imperdíveis”.

O agente de fiscalização, Aleilson Soares, lembra que alguns cuidados devem ser tomados nestas épocas, para que as compras não tragam futuros transtornos. “É preciso estar atento e avaliar as prioridades. Nesta época, muitos estabelecimentos aproveitam o entusiasmo com as ofertas, para induzir o consumidor ao erro. Por isso, as equipes do Procon estão percorrendo os principais pontos comerciais, orientando e verificando se há algum abuso. Até então, não registramos infrações, apenas irregularidades como a devida exposição dos preços dos produtos. A correção foi feita de imediato, garantindo a segurança nas compras”, comentou.

A aposentada Maria Luiza, 61 anos, moradora do Centro, aproveitou o período de ofertas para pesquisar preços e fazer algumas compras. Ela elogiou a atuação do Procon e disse se sentir bem mais segura quando percebe que os estabelecimentos estão sendo fiscalizados. “Se deixar solto, os empresários se aproveitam e acabam enganando os consumidores. É importante essa ação em shoppings, farmácias, supermercados e demais estabelecimentos que precisamos frequentar”, disse.

Caso se sinta lesado em alguma situação de compra ou na constatação de irregularidades dos estabelecimentos, o consumidor deve procurar o Procon Municipal para a realização das denúncias. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Sac Municipal (Shopping Passeio Norte), ou através do telefone (71 3288-8919) e e-mails (denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br), (atendimentoprocon@laurodefreitas.ba.gov.br).