Professores da rede municipal de Lauro de Freitas participam de formação voltada para práticas educomunicativas

Por: Laerte Santana
Terça, 25 de Abril de 2023 às 15:03

Professores da rede municipal de Lauro de Freitas participam de formação voltada para práticas educomunicativas

Foto: Raphael Muller


Direcionar para a integração de práticas comunicativas no processo de ensino e aprendizagem através de mídias. Esse foi o foco da oficina formativa para professores da rede municipal de Lauro de Freitas, realizada nesta terça-feira (25), pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Grupo A Tarde. A formação, que faz parte dos serviços do Programa A Tarde Educação contratados pela Semed, contemplou 77 professores do 9ª ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Além de cursos formativos para docentes com certificação, a contratação do Programa A Tarde Educação pela rede municipal de ensino vai permitir que mais de três mil estudantes e mais de 100 professores tenham acesso a assinaturas digitais do jornal A Tarde. Como explica Gabriella Santana, coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia na Educação da SEMED, a formação com foco no uso de mídias na educação foi dividida em quatro oficinas presencialmente. 

“O programa trabalha com os princípios da educomunicação, que é algo que defendemos desde 2017, quando implantamos um núcleo na rede. Esse projeto tem o viés da utilização de recursos midiáticos para o processo de ensino e aprendizagem, de forma interdisciplinar, para promover alfabetização e letramento, educação midiática e vertentes educomunicativas”, ressaltou Gabriella.

Uma das formadoras, a coordenadora pedagógica do programa Márcia Firmino, reforça que a oficina proporciona aos educadores da rede de ensino o aprimoramento frente a utilização do jornal e outros meios de comunicação, para a ampliação da habilidade de leitura e consolidação do letramento. “A nossa formação evidencia uma educação com vistas à realidade, favorecendo, assim, a interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos disciplinares”, disse. 

A professora de filosofia e sociologia da Escola Municipal Ipitanga, Jane Mary, participou da oficina formativa realizada na Escola Dois Julho, na Itinga.  “Este tipo de formação nos dá possibilidade de trabalhar com uma ferramenta de comunicação que poderá contribuir com o trabalho em sala de aula, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem de uma forma diferente e estimulante”, considerou. 

A Tarde Educação

O programa A Tarde Educação é o único incentivo de Jornal e Educação na Bahia, tendo por principal finalidade a formação de novos leitores e, sobretudo, estimular as habilidades individuais de cada estudante. Desde 1996, com estratégias de formação de professores (presencial e online), o programa busca alargar ainda mais as discussões presentes nas mídias comunicacionais, através da educomunicação, em espaços escolares.