Profissionais de saúde de Lauro de Freitas são capacitados sobre Profilaxia Pré e Pós Exposição ao HIV

Por: Iana Silva
Sexta, 02 de Dezembro de 2022 às 12:12

Profissionais de saúde de Lauro de Freitas são capacitados sobre Profilaxia Pré e Pós Exposição ao HIV

Foto: Maína Diniz


Os profissionais de saúde, que atuam na rede de Lauro de Freitas, estão sendo capacitados sobre as Profilaxias Pré e Pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). A atividade faz parte da programação da Campanha do Dezembro Vermelho, com diversas mobilizações voltadas para a conscientização da população e enfrentamento ao vírus. As capacitações foram iniciadas nesta sexta (02) e seguem até a próxima quinta-feira (08), com visitas em todas as unidades de saúde, urgência e emergência. A ação está sendo coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/ SAE) do município.

Durante as capacitações, os profissionais de saúde conheceram os prazos para aplicação dos medicamentos, formas de manuseio e os públicos específicos, definidos pelo Ministério da Saúde de acordo com boletins epidemiológicos. O coordenador do CTA, Djair de Deus, explica que a atividade itinerante visa reciclar o conhecimento dos profissionais e melhorar o atendimento ao público. “Decidimos fazer atividades externas para facilitar o acesso de todos. Estamos passando informações importantes sobre as profilaxias disponíveis, mas que muita gente desconhece. São medicamentos fundamentais para combater a Aids”, disse.



As capacitações estão sendo feitas com base em recomendações de Protocolo Clínico, para habilitar os profissionais em um atendimento de qualidade, eficaz e seguro. A enfermeira Adriana Souza, que atua na USF de Chafariz, estava atenta a todas as orientações passadas pela equipe do CTA. “É muito bom aprender um pouco mais e ampliar o nosso conhecimento. Muita gente nem sabe que tem essa medicação disponível no município, então temos que estar treinados para orientar e esclarecer todas as dúvidas dos pacientes”, comentou.

Atualmente, no município de Lauro de Freitas, a profilaxia pré-exposição (PrEP) está disponível na sede do CTA, localizada no bairro de Vila Praiana. Já a Profilaxia Pós Exposição (PEP) está disponível no CTA e na UPA da Itinga. Em breve, também será implantada no PA Nelson Barros e PA de Areia Branca. Para mais informações: (71) 3369-9501.