Profissionais recebem capacitação para atuar na Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil de Lauro de Freitas

Por: Aina Soledad
Segunda, 18 de Outubro de 2021 às 18:06

Profissionais recebem capacitação para atuar na Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil de Lauro de Freitas

Foto: Maína Diniz


Profissionais entre agentes educadores de portaria e recepcionistas, que atuarão na primeira Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAIJ) de Lauro de Freitas, receberam, na manhã desta segunda-feira (18), na Itinga, qualificação profissional para acolher o público do local, que será formado por jovens de 12 a 18 anos, com histórico de abuso de substâncias psicoativas. A capacitação, das 8h às 12h, na sede do equipamento, rendeu certificado de participação de quatro horas aos trabalhadores.

O curso ministrado pelo professor especialista em segurança pública e superintendente de Prevenção e Combate às Drogas, Jefferson Costa, abordou um conteúdo plural, que perpassou sobre o uso indevido de drogas, leis específicas da função de porteiro, importância do atendimento ao jovem e adolescente, gerenciamento de crise e mediação de conflito.

O educador destacou que a qualificação atende à necessidade profissional dos trabalhadores. “Por isso, trabalhamos as potencialidades deles durante a aprendizagem para que eles possam adquirir o conhecimento para saber conduzir o processo no exercício da profissão”.

A recepcionista Silvia Andrade, 36, contou que com o curso, se sente mais preparada para encarar os novos desafios profissionais. “São informações importantes sobre legislação e para nos ajudar a melhor atender esses jovens. Sem dúvida, me sinto mais preparada e pronta para começar a recepcionar todos aqueles que precisarem dos nossos serviços”, contou.

Já Valqueiz Pires, 40, destacou que a expectativa para colocar os novos conhecimentos em prática é grande. Ele também destacou a importância do espaço para atender jovens dependentes químicos em Lauro de Freitas. “É uma honra fazer parte dessa equipe que vai desempenhar uma atividade nobre, que é cuidar desses jovens, que tanto vão precisar dos nossos serviços. Então, todo conhecimento para melhor atendê-los, é muito bem-vindo”, afirmou.

Abertura

O início das atividades do local está previsto para o dia 22 de novembro. Antes, no dia 17, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) vai promover um momento de sensibilização e integração sobre saúde mental aos 55 trabalhadores do UAIJ, através de uma iniciativa em parceria com outras pastas municipais.

UAIJ

O equipamento é indicado para jovens em situação de vulnerabilidade, que possuem algum grau de dependência química. O local vai funcionar 24h, todos os dias da semana, com capacidade para acolher dez pessoas de ambos os sexos, simultaneamente. A demanda partirá do Conselho Tutelar e da Vara da Infância.

O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo, enfermeiro, educador físico, copeira, serviços gerais e coordenadores, que prestarão serviços especializados para controlar a abstinência de drogas e reduzir as situações de vulnerabilidade social e familiar. O local conta com estrutura climatizada com salas de acolhimento, de conforto, jogos, TV, recepção, dormitório, enfermaria, refeitório e dependências administrativas.

O espaço oferecerá atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), sendo administrado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Ele está situado na Rua São Cristóvão, na Itinga, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).