Programa A Praça é Sua movimenta a Estação Cidadania, na Itinga

Por: Aina Soledad
Terça, 21 de Dezembro de 2021 às 14:02

Programa A Praça é Sua movimenta a Estação Cidadania, na Itinga

Foto: Maína Diniz


De segunda a sábado, quem passa pela Estação Cidadania (PEC 3000), na localidade de Pouso Alegre, Itinga, se depara com atividades esportivas, culturais e artísticas desenvolvidas por meio do projeto “A Praça é Sua”. A iniciativa é responsável pela inclusão e incentivo a prática esportiva para crianças, jovens, adultos e idosos, que participam de aulões de capoeira, skate, dança afro, swing baiano, teatro, jiu-jitsu, taekwondo, aeróbico, futsal, karatê, informática, futebol e zumba.  

Concentrada nos exercícios, a aposentada Maria da Ajuda, de 69 anos, dançava clássicos do pagode baiano e observava atentamente as orientações da instrutora Luciana Souza, durante o treino funcional realizado na manhã desta terça-feira (21), na quadra do equipamento. A idosa contou que a atividade física funciona como um estímulo para deixar o sedentarismo. “Ajuda a me movimentar mais, tem melhorado algumas dores e ainda me divirto com as meninas aqui. Estou gostando bastante e não vou perder uma aula”, contou.  

Enquanto a aposentada concluía seu treinamento funcional, crianças como a pequena Ananda Carvalho, de 10 anos, iniciavam a aula de Taekwondo. “Amei! Estou achando muito legal”, resumiu Ananda.


Na pista de skate, os irmãos Kamila Cortizo, 12, e Nicolas Cortizo, de 8 anos, se equilibravam na prancha. “Eu comecei a me interessar por skate através de filmes, aí quando minha mãe soube das aulas, logo me inscreveu e eu estou gostando. Está sendo uma experiência muito boa”, disse a jovem.  

Nicolas também contou que está aproveitando ao máximo as aulas. Já o pai deles, Nelson Carvalho, que registrava o momento para mandar para a mãe, que trabalhava no momento, contou que a prática esportiva também tem melhorado o relacionamento interpessoal das crianças. "Eles estão aprendendo algo que gostam e ainda conhecem e participam do aprendizado de outras crianças”, disse.  


No infocentro, no curso de Informática, a estudante Sara Ferreira, de 13 anos, participava de mais uma fase para a realização do sonho de ser engenheira robótica. Ela vê a qualificação como uma oportunidade para aprender a mexer no computador e facilitar o seu aprendizado durante a graduação. “Quando eu comprar meu computador, eu já vou saber mexer. Eu acho que esse curso também vai me ajudar a estudar melhor e treinar para criar o meu canal na internet”, disse.  


As atividades no equipamento, disponibilizadas pela Setrel, Semdesc, Secult, Semed e Gapre, contemplam mais de 170 pessoas. Segundo o coordenador da Setrel na PEC 3000, Davi Oliveira, a iniciativa une educação com atividade física para proporcionar melhor qualidade de vida para quem mais precisa.

“Mesmo ainda no início, o retorno das atividades na praça tem sido muito bom. Ver crianças, jovens, adultos e idosos participando e gostando das atividades não tem preço”.  

Ele salientou que ainda é possível realizar inscrições para participar das ações. “Basta vir aqui na Biblioteca, com documento de identificação com foto e comprovante de residência”, explicou. Por causa do recesso das festas de fim de ano, a PEC vai paralisar as atividades a partir desta quinta-feira (24) e retornarão de forma escalonada nos dias 05 e 11 de janeiro.  




A Estação
Inaugurado em dezembro de 2019, a Estação Cidadania (PEC 3000) dispõe de um teatro bem equipado e que foi batizado de João Gilberto, infocentro, biblioteca, pista de skate, quadra poliesportiva, parque infantil e salas climatizadas multiuso. O espaço é responsável por levar serviços públicos, formação profissional, atividades esportivas e está instalada na praça que leva o nome do escritor Jorge Amado, ao lado da Escola Municipal Vovó Ciça.