Programa Futuro Aberto: mais de 100 mulheres e jovens são capacitados em cursos profissionalizantes

Por: Iana Silva
Terça, 13 de Dezembro de 2022 às 14:02

Foto: Raphael Muller

A manhã desta terça-feira (13) foi marcada por muita emoção e orgulho, no Centro Social Urbano de Portão. Ao todo, 112 alunos concluíram cursos profissionalizantes do Projeto “Futuro Aberto” com êxito. Agora, estão prontos para atuar em uma nova atividade profissional e ir atrás dos seus sonhos. A confraternização de encerramento contou com a presença dos professores, coordenadores técnicos e gestores municipais. Na oportunidade, os alunos puderam agradecer por todo o aprendizado adquirido ao longo dos 10 meses de curso.

O Programa “Futuro Aberto”,? de iniciativa da Humana Brasil, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Juventude (SEJU), é voltado para as mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade. Entre os cursos gratuitos oferecidos, estão informática, estética, inglês, atividade física, barbearia, corte e costura. A coordenadora do CSU, Cristina Noronha, estava muito muito feliz com todo o empenho dos alunos e conclusão.  “Encerramos o ciclo do ano letivo. Então fizemos esse acolhimento para desejar boa sorte nos novos desafios. Aproveitamos também para informar que em 2023 vamos dar continuidade ao Projeto”, disse.

A aluna Marta Borges, do curso de corte e costura, 33 anos, fez questão de ir até a frente da plateia, para relatar toda sua gratidão e entusiasmo com a sua nova profissão. “Só tenho a agradecer à Humana por ter chegado na comunidade, com essa perspectiva de melhorar vidas. Aprendi muita coisa importante.  Eu cheguei aqui sem saber costurar nada. Hoje posso dizer que sei costurar, sou costureira. Posso montar um empreendimento familiar e ter a minha renda.  Esse curso me tornou uma mulher muito mais forte” relatou.