Projeto Brincante movimenta escolas de Lauro de Freitas e segue até o dia 27

Por: Laerte Santana
Terça, 25 de Outubro de 2022 às 14:02

Projeto Brincante movimenta escolas de Lauro de Freitas e segue até o dia 27

Foto: Maína Diniz


O som instrumental da Charanga Vem Com a Gente tocando músicas infantis como a conhecida letra “tá na hora, tá na hora, tá na hora de brincar”, anunciava para estudantes da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas que o Projeto Brincante chegou na escola com atividades recreativas. Nesta terça-feira (25), a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) levou diversão para cinco unidades escolares do bairro de Portão. 

A equipe recreativa do Núcleo de Arte-Educação da Semed percorreu durante a manhã as escolas Tia Lucia, Constantino Vieira, Eusébia Brito, Centro Social Urbano (CSU) e o Colégio Social de Portão. Além da arte de cativar a atenção dos estudantes com palhaçaria, a equipe realizou brincadeiras tradicionais e distribuiu guloseimas para a criançada. 

Segundo Idaci Ferreira, coordenadora da Semed, o projeto vem sendo realizado nas escolas municipais desde 2019. “Nesta semana estamos realizando o Brincante Especial, ainda em comemoração ao mês das crianças. É uma ação itinerante, que ocorre durante quatros dias, em 19 escolas dos cinco polos educacionais de Lauro de Freitas”, explicou. 

Em uma das unidades que recebeu as atividades lúdicas, na Escola Tia Lúcia, a aluna Soraia Nicole não parou de dançar com as músicas da charanga. Para ela, a visita da equipe torna o dia mais divertido. “Eu gostei muito dos personagens porque eles vieram animar a gente com a banda”, contou a menina de 11 anos do 5º ano. Os membros da equipe de Arte-Educação estavam fantasiados de palhaços, surpeman, branca de neve, minnie, power ranger, bailarina e fada. 

Na escola Constantino Vieira, o estudante Luan Santos gostou dos capoeiristas que demonstraram o gingado da expressão cultural e esporte afro-brasileiro. “É legal quando tem essas atividades na escola, a gente volta para a aula mais alegre”, avaliou. Após passar pelos polos educacionais de Areia Branca, Vida Nova e Portão, o Projeto Brincante continua com a realização de atividades recreativas nesta quarta-feira (26), no polo do Centro, e na quinta-feira (27), no polo de Itinga.