Projeto Qualifica Ação capacita jovens no Residencial Dona Lindu e encaminha para vagas de emprego

Por: Iana Silva
Terça, 06 de Dezembro de 2022 às 14:02

Foto: Maína Diniz

O Projeto Qualifica Ação chegou ao Residencial Dona Lindu, no bairro de Itinga, com o curso de rotinas administrativas, cadastramento no Currículo Online e encaminhamento dos jovens para processos seletivos em empresas locais. A ação foi organizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (SEJU), com carga horária de 04 horas, dividida em dois dias (05 e 06 de dezembro). O público é formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos de idade, cursando a partir do 2° ano do ensino médio. A ação está sendo realizada na sede do Projeto Vida, localizada no Residencial Dona Lindu.

Ao todo, foram disponibilizadas 100 vagas para encaminhamentos nos processos seletivos. No curso de capacitação, os jovens aprenderam técnicas de atendimento ao público, elaboração de documentos (ofícios, atas), postura e comunicação interpessoal. O secretário da SEJU, Renildo Cabral, destaca que esse é mais um projeto que prioriza o jovem e sua autonomia financeira. “Estamos diante de mais uma oportunidade dada aos jovens do nosso município. Eles estão aprendendo muito sobre o ambiente administrativo. São procedimentos e conhecimentos fundamentais para que possam obter sucesso no mercado de trabalho”, disse.

Os alunos que cumprirem a carga horária e todos os requisitos exigidos pelo Projeto, receberão certificado de participação. O estudante João Henrique, 17 anos, foi um dos inscritos que aproveitou a ação. “Já trabalhei na área de atendimento de uma hamburgueria, mas atualmente estou desempregado e a procura de uma nova chance. Estou muito feliz com essa oportunidade de aprender um pouco mais sobre o mundo do trabalho e sobre algumas posturas que precisamos ter”, comentou.