Retrospectiva 2022: Lauro de Freitas amplia atendimento de saúde e serviços para a população

Por: Laerte Santana
Quinta, 29 de Dezembro de 2022 às 11:11

Retrospectiva 2022: Lauro de Freitas amplia atendimento de saúde e serviços para a população

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


O ano de 2022 do município de Lauro de Freitas foi marcado por entregas de grandes obras e serviços que transformaram a vida dos mais de 200 mil habitantes. Entre as melhorias que passaram pelas áreas de infraestrutura, social, educação e outras, o destaque ficou na saúde da população, com a reestruturação de equipamentos e ampliação dos atendimentos. O desenvolvimento sustentável também marcou presença nos investimentos da Prefeitura Municipal. Confira as principais ações. 

Saúde 

Logo em janeiro de 2022, a população de Lauro de Freitas passou a contar com as novas instalações do Pronto Atendimento Nelson Barros e da Policlínica Carlos Bastos, que possibilitaram a ampliação da capacidade de realização de atendimento mensal de 8 mil para 12.800. Instalado no complexo de saúde da Prefeitura na faculdade Unime, o Novo Nelson Barros disponibiliza atendimento de urgência e emergência 24h, e pronto socorro odontológico.

Outros dois equipamentos inaugurados no complexo de saúde na faculdade Unime, foram a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (SESA) e a nova estrutura da Central Municipal de Regulação. Com essas mudanças, a população passou a ter atendimentos mais ágeis e práticos, e com mais conforto e segurança. No mesmo complexo ainda funciona o Centro Especializado em Reabilitação (CER), que além de acompanhar pacientes com deficiência auditiva, faz a entrega de aparelhos de amplificação sonora individual. 

Quem também ganhou novas instalações foi o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), remanejado para o bairro de Vila Praiana, com ampliação de consultórios, da equipe profissional e da capacidade de atendimento. As melhorias estruturais em equipamentos de saúde também passaram pela USF Irmã Dulce (Portão) e pela USF Antônio Carlos Rodrigues (Areia Branca), que receberam serviços de requalificação, além da inauguração da nova sede do Pronto Atendimento de Areia Branca, com ampliação de atendimentos básicos de urgência e emergência de adultos e crianças.

Entre os investimentos municipais na saúde, a parceria com o Governo do Estado, com a inauguração do Hospital Metropolitano, também merece evidência no balanço de 2022. Um dos destaques do equipamento que possui 265 leitos, aberto oficialmente no mês de agosto após funcionamento emergencial em função da Covid-19, é a área de alta complexidade em cardiologia e neurovascular.



Infraestrutura 

As melhorias em infraestrutura urbana chegaram por meio de investimentos em obras de pavimentação e manutenção de malha viária. Ruas como a Jorge B. dos Santos, José G. Leite, Edvaldo da Silva e Baiana, no bairro de Itinga, e José Jorge de Oliveira e Carlos José Sá, em Pitangueiras, foram inauguradas com pavimentação asfáltica, somente em 2022, além das contempladas com ordens de serviços. Atualmente, 51 vias públicas de Lauro de Freitas estão com obras de pavimentação e urbanização em andamento. 

A manutenção de malhas viárias foi intensificada em diversos bairros do município, com os serviços contínuos da operação tapa-buracos. Outra frente de trabalho que tem dado mais qualidade no tráfego de vias públicas de Lauro de Freitas é o de recapeamento asfáltico, projeto do Governo do Estado que contemplou 32 ruas e já está com mais de 50% executado. 



Social 

Duas inaugurações de equipamentos de desenvolvimento social marcaram o trabalho da gestão municipal neste ano. A Prefeitura implantou no bairro de jambeiro, o Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes (CRAI), pioneiro na região Nordeste, para acompanhar os mais de 400 imigrantes venezuelanos que estão refugiados no município, com atendimento social, jurídico, psicológico e outras políticas públicas. Em Itinga, inaugurou a nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Núcleo Parque São Paulo – (SCFV), que atende a 120 crianças e adolescentes com uma equipe multidisciplinar.

Projetos sociais também transformaram a vida da população este ano, como o Programa Integra Jovem, que já formou 100 adolescentes para o mercado de trabalho e está com outra turma de capacitação de mais 100 jovens. Além do Restaurante Popular e Cozinha Comunitária que garantem uma média de 2.500 refeições a baixo custo, de segunda a sexta-feira, a Prefeitura lançou o projeto “Lauro sem Fome”, que consiste em acolher as famílias que estão em situação de vulnerabilidade no município.

Também foi neste ano que Lauro de Freitas ganhou um Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA, implantado na sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil. Mais de 200 estudantes da rede municipal de ensino foram beneficiados para desenvolverem atividades musicais coletivas, que envolvem turmas de iniciação musical, canto coral e prática orquestral.

Educação 

A volta do Programa Universidade para Todos Municipal (PROMUNI), que já beneficiou mais de 900 pessoas, com bolsas de estudo de 100% para cursos de graduação, marcou a realização de um dos pedidos mais requeridos pela população. Com uma nova adesão ao Programa, a Prefeitura disponibilizou este ano mais de 60 vagas de ensino superior, destinadas a egressos de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas que moram no município.

Dentro das estruturas escolares, a Prefeitura assinou uma ordem de serviço para a implantação de usinas solares nos telhados de 11 escolas municipais, que irão gerar energia para abastecer 53 unidades de ensino, além de climatização. 

Também dentro da gestão de ensino, dez escolas da rede municipal foram premiadas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As unidades reconhecidas pelo Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE) foram as escolas municipais Amauri Montalvão, Tenente Gustavo, Enock Amaral, Fênix, Vila Praiana, Eurides Santana, Senhora Valentina, Catarina de Sena, além das creches Paulo Jackson e Vovó Ciça.

Mais inaugurações 



A lista de principais inaugurações da gestão também inclui a “Sala Lilás”, um núcleo de apoio e atendimento à mulher, que faz parte do projeto de descentralização dos serviços municipais de política pública feminina. Ainda no tocante às prestações de serviços, a Prefeitura inaugurou o Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão de Lauro de Freitas: o SAC Municipal. A unidade de atendimento abriga o Banco de Serviços; a Central Geral de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (CGAE); Procon Municipal; CDL; Receita Federal; CAT Sedur; Conselho do Contribuinte; Protocolo Geral; Junta Militar e um Setor de Trânsito e Transporte.

Na área de economia criativa e solidária, o município avançou mais uma vez, inaugurando um espaço exclusivo para exposição e comércio de produtos elaborados pelo artesanato local: a Loja Colaborativa de Artesanato no Parque Shopping Bahia. Já no fomento do esporte, Lauro de Freitas se tornou cidade sede da Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba) - Centro de Treinamento de Base e Alto Rendimento, com atendimento de cerca de 200 crianças. 

Avanços 

Além das entregas de grandes obras e serviços, Lauro de Freitas também avançou no desenvolvimento sustentável. Entre as cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o município passou a contar com 20 ônibus 100% elétricos, para atender a população na mobilidade urbana, dentro de um projeto piloto do Governo do Estado. 

Sexta economia do Estado e portal do Litoral Norte da Bahia, o município de Lauro de Freitas ainda faz parte do grupo de cidades com emissões negativas de gases do aquecimento global, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Administrado por uma gestão que adota políticas públicas em prol da sustentabilidade e investe em inovação tecnológica, Lauro de Freitas é uma das cidades do Brasil que removem mais CO2 da atmosfera do que emitem.

Expectativas 2023

Diante da prestação do serviço público e das metas alcançadas no ano de 2022, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, idealiza para o ano de 2023 a ampliação de projetos no município, com apoio dos governos Estadual e Federal. 

“Em Lauro de Freitas já estamos colocando energia solar nas escolas, mas com o apoio do Governo Federal pretendemos ampliar para outros lugares; já estamos fazendo as obras de esgotamento sanitário e as de macrodrenagem em toda cidade e a nova meta é a abertura de novas vias e melhoria das atuais, como a duplicação da Av. Gerino Souza Filho (Estrada do Trabalhador), já aprovada na CONDER, bem como a requalificação da Av. Beira-Rio, também em início de obra pela CONDER; além da implantação da Usina de Reciclagem de lixo e produção de energia para acabar com os aterros e gerar mais empregos”, projeta. 

Ainda segundo a prefeita Moema, os ônibus elétricos, que já estão em circulação no município, terão mais linhas e se somarão aos novos arranjos de interligação com o metrô e os transportes metropolitanos. Para avançar no desenvolvimento tecnológico, a gestora destaca que a cidade terá fibra óptica e mais acessibilidade à internet, além da implantação do primeiro HUB-Lauro de Freitas, com Start up’s, dentro do Programa INOVA-LAURO. 

“Já a educação no município ganha reforço com as duas escolas de tempo integral que serão inauguradas já no início do ano, uma de tecnologia- CEEPTIC, no Centro e outra de segundo grau, em Portão. A educação terá atenção especial desde às creches às universidades, incluindo aí o PROMUNI, que formará mais uma vez diversos profissionais com bolsas de estudo nas universidades privadas, além das públicas implantadas”, relatou. 

Para finalizar, a prefeita de Lauro de Freitas destaca que a área da saúde continuará com ampliações e contará com uma maternidade e um hospital infantil na parceria que já estabelecida com o Governo do Estado. “Enfim, a exemplo do que já estamos fazendo com o Consórcio da Policlínica de Saúde, faremos também com o turismo e o meio-ambiente, num consórcio interfederativo, para cuidar dos nossos rios e mares, da fauna e da flora e da qualidade do ar para o nosso povo e pros que vêm nos visitar, gerando rendas e mais empregos”, disse.