Sala Lilás completa seis meses de funcionamento, com serviços e apoio às mulheres de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Segunda, 16 de Janeiro de 2023 às 13:01

Foto: Maína Diniz

Sala Lilás: o primeiro núcleo de acolhimento, defesa e proteção das mulheres laurofreitenses. O equipamento foi inaugurado no dia 07 de julho de 2022, por iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Localizado no prédio do terceiro pelotão da 81ª CIPM, em Areia Branca, já é uma referência no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, ou que precisam de alguma orientação sobre os serviços públicos disponíveis para a população. Em seis meses de atuação, já realizou atendimentos, cadastramento de currículos, ações sociais, palestras educativas e encaminhamentos.

O espaço conta com uma equipe treinada para receber as mulheres em situação de vulnerabilidade. Faz parte do projeto de descentralização da SPM, que busca facilitar o acesso das munícipes que moram nos bairros mais distantes e enfrentam dificuldades de deslocamento. “Além das mulheres de Areia Branca, também atendemos aqui as moradoras de Jambeiro e Capelão. Antes da instalação desse núcleo, muitas mulheres desconheciam o trabalho desenvolvido pela Secretaria. Então aqui, além de passarmos muita calma e tranquilidade em momentos difíceis, também passamos a informação necessária e encaminhamos para os locais adequados”, disse Tatiana Castro, coordenadora da Sala Lilás.

Nos casos de violência doméstica, as mulheres são direcionadas para o Centro de Referência Lélia Gonzalez, voltado para o acolhimento de mulheres, rompimento do ciclo abusivo e fortalecimento da autoestima feminina. Possui uma equipe multiprofissional, com serviços e assistência psicológica, social, pedagógica e de orientações jurídicas. A gestora da SPM, Juçara Neves, reforça que o atendimento na Sala Lilás também se estende a outras demandas. “A criação do núcleo foi uma forma de levar a secretaria para as comunidades. Em breve, implantaremos o mesmo núcleo em outros bairros. Além dos serviços voltados para as mulheres, fazemos encaminhamentos para outras secretarias, com o intuito de facilitar o acesso da população aos projetos e ações disponíveis por toda a gestão”, comentou.

Um exemplo deste tipo de suporte foi o oferecido à Taila Silva, 26 anos, moradora do bairro de Areia Branca. Ela está grávida de seis meses e foi buscar informações sobre o auxílio natalidade, disponibilizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). “Quando eu soube que inaugurou esse núcleo aqui, achei maravilhoso. Sempre que posso divulgo entre meus amigos e familiares. Hoje eu vim para saber como dar entrada no auxílio natalidade. Aqui é pertinho, nem preciso pegar ônibus.  Achei o atendimento nota 10. A equipe conseguiu esclarecer todas as minhas dúvidas”, disse.

Serviço:

Sala Lilás

Endereço: Rua 2 de Julho, Terceiro pelotão da 81ª CIPM (Areia Branca)

Horário de funcionamento:  de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.