São João de Areia Branca arrasta multidão no primeiro dia de festa no bairro

Por: Laerte Santana
Sábado, 18 de Junho de 2022 às 10:10

São João de Areia Branca arrasta multidão no primeiro dia de festa no bairro

Foto: Danilo Magalhães


A animação de sobra de centenas de pessoas que foram ao São João de Areia Branca, em Lauro de Freitas, na noite desta sexta-feira (17), transformou a Praça da Mangueira em um verdadeiro arraial. Quatro atrações musicais proporcionaram toda a agitação e alegria no primeiro dia da festa. Os festejos juninos na localidade seguem neste sábado (18) e domingo (19). 

O trio com o forrozeiro Jota Santana, que saiu da concentração próximo a Escola Edvaldo Boaventura até a Praça da Mangueira, abriu oficialmente os festejos em Areia Branca. No momento seguinte, no trio parado, foi a vez de Thiago Brava, dono do sucesso "Dona Maria", animar o São João do bairro. O forró tradicional sob o ritmo da banda Milk Shake com Pimenta também fez parte da festa. O fechamento da primeira noite coube a banda Sou Love. 

A prefeita Moema Gramacho não economizou nos passos do arrasta pé. Antes de aproveitar o festejo com a população, a gestora alertou o público sobre a necessidade de tomar todas as doses da vacina contra a Covid-19. “Foram dois anos sem poder fazer festa, mas agora, cautelosamente, estamos fazendo esse encontro gostoso. Espero que todos curtam com muita paz, segurança e amor. E não esqueçam, ainda estamos com reflexos da pandemia e precisamos nos cuidar”, disse. 



A realização do São João de Areia de Branca tem a parceria do Governo do Estado, através da Bahiatursa, como afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), André Pereira. “Trouxemos os festejos juninos para este bairro porque aqui representa muito a natureza da cultura baiana e laurofreitense. Este lugar que já foi uma área rural, composto em sua maioria por pessoas das mesmas famílias, hoje é um vetor de crescimento do município”, apontou. 

Para Luciana Carvalho, moradora de Areia Branca, os festejos no bairro deveriam acontecer sempre. “Aqui é o lugar mais afastado do Centro da cidade, então é muito bom que tenha realizações de festas aqui também. Todo mundo se conhece, a gente se diverte muito e ainda tem muitas pessoas que conseguem colocar suas barracas, isopor de bebida ou doces para vender. Todo mundo fica feliz”, relatou Luciana que estava acompanhada de mais três amigas.

Os festejos no bairro conta com a organização de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), de atendimento emergencial com ambulância da Secretária de Saúde (SESA), além da segurança da Polícia Militar e Guarda Municipal. Os setores de Direitos Humanos e Poder Judiciário também estiveram presentes na festa. 

Programação

A animação no São João de Areia Branca ainda segue neste sábado (18), com a banda Luar do Sertão, que dará início ao segundo dia de festejo na concentração da Rua do Cemitério, às 16h. Na Praça da Mangueira, os shows serão comandados por Lincoln, Jô Santê e Tchello Araújo, a partir das 18h. No domingo (19), o arrastão cultural do bloco junino Chapéu de Palha, com César Sampaio e participações, agitam o circuito que terá concentração em frente ao Condomínio Viver Salvador.