Segunda audiência do PPA qualifica debate sobre ações de proteção ao meio ambiente em Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Quarta, 16 de Junho de 2021 às 15:03

Foto: Danilo Magalhães

Propostas de ações práticas que podem dar resultados na proteção ambiental do município de Lauro de Freitas estiveram entre as sugestões mais citadas, nesta terça-feira (15), durante a segunda audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. Demandas relacionadas à infraestrutura, limpeza urbana, transporte e saneamento também foram tratadas na sessão transmitida pelo canal da Prefeitura no Youtube, e com link para participação popular por videochamada.

Em execução no município, a obra de esgotamento sanitário foi ressaltada pela prefeita Moema Gramacho como a principal ação para resolver problemas ambientais. “O duto que levará efluentes para o emissário submarino já está pronto. A elevatória mãe também. Outra obra que tem a ver com infraestrutura e meio ambiente é a macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes. Além disso, temos negociações com outros municípios da metropolitana, que jogam seus esgotos no rio Joanes, voltadas para ações pontuais integradas”, discorreu.

Convidado para participar, o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR-BA), Nelson Pelegrino, pontuou, em relação ao desenvolvimento de forma integrada, que o Estado está em processo de elaboração do PDUI – Plano Diretor Urbano Integrado -, uma ferramenta que possibilitará a execução de estratégias harmonizadas com questões relacionadas à Região Metropolitana. Em Lauro de Freitas, a conexão do metrô entre município e capital é um exemplo na integração da mobilidade urbana.

Ainda no tocante às propostas para preservação do meio ambiente, o munícipe Fernando Borba levantou a questão da vazão ecológica dos rios Ipitanga e Joanes, com a liberação de um grande volume de água das barragens correspondentes para diluição dos esgotos. Investimentos em projetos de reutilização de água e ações de educação ambiental também foram apontados por Borba. Em outra sugestão, o morador Elivio Silva destacou a necessidade de revitalização do rio Sapato como um vetor verde, através da implantação de mais infraestrutura.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Marques, ressaltou que uma reestruturação na pasta ampliará as ações voltadas para essa temática. Marques ainda relatou que durante a pandemia algumas demandas, como a de poluição sonora, aumentaram no município. Ele também reforçou a necessidade de atualizar leis, expandir projetos educacionais, de reflorestamento e de fiscalização.

Trânsito e infraestrutura

No canal de sugestões popular para o Plano Plurianual, criado pela Prefeitura por meio do link (laurodefreitas.ba.gov.br/ppa/), o assunto trânsito e transporte é o segundo maior com demandas apontadas pelos munícipes. Entre soluções para o melhoramento do fluxo no trânsito, estão os projetos de duplicação da Rua Dr. Gerino de Souza e o prolongamento da Avenida Dois de Julho, citados pelo secretário da SETTOP, Olinto Borri. Um modelo de transporte público que inclui mobilidade interbairros, com ligações às estações de transbordo e rotas de transportes alternativos também foi destacado.

Na infraestrutura, o secretário da pasta Roque Fagundes relatou que somente neste ano 16 ruas pavimentadas foram entregues. 52 vias estão com obras em execução e outras 12 com projetos de pavimentação e urbanização a serem iniciados. A entrega de equipamentos esportivos e outras obras em execução também foram citadas por Fagundes. A obra de macrodrenagem do Canal Mário Epinghaus, que está em fase final, foi lembrada como uma das principais intervenções na infraestrutura do município.

Todas as demandas encaminhadas pela população e debatidas nas audiências públicas do PPA farão parte da peça de planejamento para os anos de 2022 a 2025. A terceira sessão de escuta popular será realizada no dia 22 de junho, com o debate de assuntos ligados à cultura, turismo, políticas afirmativas e mulheres. A quarta audiência está programada para o dia 29 deste mês, e a devolutiva da construção do Plano Plurianual será realizada no dia 10 de julho.