Semana da Diversidade e Cidadania LGBTQIA+ inicia nesta segunda (29) em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Sábado, 27 de Agosto de 2022 às 13:01

O colorido que representa a defesa pelo respeito à diversidade e as pautas de reivindicações da população LGBTQIA+ estará em destaque durante a VIIª Semana da Diversidade e Cidadania LGBTQIA+ em Lauro de Freitas. O evento, promovido Associação Cultural de Políticas Afirmativas, Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ (NUPAF) com o apoio da Prefeitura Municipal, inicia a programação de debates, rodas de conversa e eventos de mobilização nas ruas, a partir desta segunda-feira (29), em Portão.

O presidente da NUPAF, Elieser Lima, conta que a iniciativa está sendo retomada após dois anos de suspensão devido a pandemia do coronavírus e que este ano traz o mote 'Vote com orgulho; Por uma política que representa e diga não à LGBTfobia'. "Nós queremos conscientizar a população LGBTQIA+ da importância do seu voto em candidatos que representem o segmento por mais que não sejam LGBTQIA+, mas que sejam pessoas que defendam e criem políticas públicas voltadas para essa população", contou.

A primeira ação da semana é a reabertura da sede da NUPAF na segunda-feira (29), às 18h. O órgão está localizado na rua do Retiro em Portão. Em seguida, na terça-feira (30), será lançada a campanha pelo voto com orgulho. Já na quarta-feira (31) iniciam as mediações com a participação da militante e pedagoga Tiffany Odara e da também pedagoga Erica Capinan, com o tema ' Educando para diversidade' nas escolas Social, Kleber Pacheco e Vila Nova em Portão.

A programação segue na sexta-feira (02), com o 'Aquilombar, ninguém solta a mão de ninguém', no coreto da Praça de Portão, às 18h. E no sábado (03), a partir das 15h, será realizado o Caruru das Monas. O evento acontece no Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira - Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.  No domingo (04), como culminância da Semana, acontece a IV Parada LGBTQIA+. A concentração será na Escola Municipal Pedro Paranhos em Portão, a partir das 12h.