Semana Santa deve aumentar fluxo de veículos em 37% na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas; confira o funcionamento dos serviços públicos

Por: Rodrigo Castro
Quarta, 13 de Abril de 2022 às 17:05

Foto: Rafael Magno

Diante do aumento previsto no fluxo de carros na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco) durante o feriado da Semana Santa, observado todos os anos, a Via Metropolitana é uma boa opção para motoristas que vão passar o feriado no litoral norte fugirem do trânsito pesado. A orientação é da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Lauro de Freitas, que começa a partir desta quarta (13) a operação Santa Semana.

“Todos os anos o feriado da sexta-feira santa é o segundo com maior aumento de fluxo na Estrada do Coco, perdendo apenas para o réveillon. Normalmente nossa média diária é de 40 mil carros por dia, neste feriado deve chegar a 65 mil, por isso é importante que os motoristas considerem usar também a Via Metropolitana", orienta o secretário interino da SETTOP, Smith Neto.

Ainda de acordo com o secretário, a SETTOP vai diminuir o tempo semafórico na via, para dar mais agilidade nos deslocamentos, entre outras ações, como a realização de blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, iniciando nesta quarta (13), para conscientizar motoristas a não dirigirem após o consumo de bebidas alcoólicas, e também blitz de alcoolemia, para retirar de circulação quem esteja dirigindo sob efeito de álcool.

Mesmo durante o feriado, o número 156 da Central Integrada de Mobilidade Urbana (CIMU), canal que recebe informações sobre problemas relacionados ao trânsito do município e outras denúncias, vai funcionar normalmente, operando durante 24 horas. As unidades de saúde do município que atendem urgência e emergência também não terão seu funcionamento alterado durante o feriado, assim como a Defesa Civil, que seguirá atendendo nos números 3288-8628 (Whatsapp) e 199.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atende pessoas em situação de rua, também estará funcionando normalmente. Os equipamentos que compõem a estrutura de segurança alimentar, como o Restaurante Popular e as Cozinhas Comunitárias, não estarão funcionando.

Liberação do uso de máscara

Este será o primeiro feriado após a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, por parte da Prefeitura de Lauro de Freitas e do Governo do Estado. A medida não modifica os demais protocolos adotados para evitar a proliferação do novo coronavírus, como o distanciamento mínimo adequado, que podem ser consultados no site da administração municipal, clicando no banner "Decreto Novo Coronavírus".

Vacinação suspensa

As campanhas de vacinação que estão sendo realizadas no município, contra a Covid-19, H1N1 e sarampo, também estarão suspensas durante o feriado da próxima sexta-feira (15) e durante o final de semana. A aplicação das vacinas será retomada na próxima segunda-feira (18). As datas e públicos serão divulgados nas redes sociais e no site da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Parque Ecológico

O Parque Ecológico, em Vilas do Atlântico, não vai funcionar no feriado da sexta-feira Santa. O espaço de lazer volta a abrir para o público no sábado (16) e no domingo (17) das 9h às 17h.

Telefones úteis

-PA de Areia Branca Tel: (71) 32918958

-PA Santo Amaro de Ipitanga (triagem para Covid19) Tel: (71) 3288 8805

-PA Nelson Barros Tel: (71) 3288-8801