SEMARH atende em média 30 ocorrências de poluição sonora por dia em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 16 de Dezembro de 2022 às 16:04

Com a chegada das festas de final de ano e da alta estação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) intensificou a ação de conscientização ao combate à poluição sonora nos estabelecimentos comerciais e residenciais de Lauro de Freitas.

Durante toda a semana, as equipes de fiscais da SEMARH visitaram lojas, restaurantes e bares de diversos bairros para levar informação e orientar quanto a necessidade de não ultrapassar os limites permitidos de emissão sonora. E a partir desta sexta-feira (16), estarão durante todos os finais de semana nas ruas para realizar fiscalização repressiva.

De acordo com o superintendente de Fiscalização de Poluição Sonora, Moisés Brandão, as incursões acontecem durante todo o ano e de forma mais intensa durante o verão, quando a cidade recebe um número maior de visitantes e também a época em que acontecem mais festas. “Este período é quando ocorre o maior número de chamadas, inclusive de residências. Atualmente estamos fazendo o mapeamento das chamadas para realizar a vistoria educativa”, explicou.

Durante as atividades de educação ambiental nos estabelecimentos, os comerciantes foram instruídos a respeito da Lei Municipal 1.536/2014, que trata sobre combate à poluição sonora, que causa perturbação de sossego e danos à saúde da população. A Lei estabelece que os limites de decibéis de 7h às 21h59 é de até 70dB, e das 22h às 06h59 até 60dB.

O secretário da SEMARH, Alexandre Marques, informa que nessa época o órgão atende cerca de 30 chamadas diariamente. “A poluição sonora afeta a qualidade de vida de forma coletiva, além de trazer consequências para a saúde física e mental. É preciso combater esta prática na cidade e mostrar através da educação ambiental, a forma correta dos estabelecimentos utilizarem o som, sem causar perturbações e respeitando o próximo”, pontuou.

Denúncias

Situações de possíveis desobediências à lei do silêncio, podem ser informadas através do telefone 156, do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), em funcionamento 24h por dia.