Servidores da Saúde recebem treinamento para aplicação da vacina Pfizer em Lauro de Freitas

Por: Aina Soledad
Quinta, 13 de Maio de 2021 às 17:05

Servidores da Saúde recebem treinamento para aplicação da vacina Pfizer em Lauro de Freitas

Foto: Natanael Kiss


Enfermeiros, técnicos e agentes que atuam na linha de frente da vacinação contra a Covid-19, em Lauro de Freitas, receberam treinamento para administrar as doses da Pfizer. No total, 35 profissionais participaram da qualificação, que abordou as particularidades do imunizante e foi ministrada pelo gerente de imunização Lucas Meira, na tarde desta quinta-feira (13). Lauro de Freitas será o segundo município baiano a utilizar as doses do imunizante.

No encontro foram abordadas orientações para a diluição da vacina, que conta com frasco com o imunizante e soro fisiológico, informações sobre a dosagem, característica das agulhas e seringas específicas da Pfizer, além de ressaltar a importância de estar atento aos prazos de aplicação do imunizante após descongelamento.

Para garantir a eficácia é necessário aplicação de duas doses com intervalo de 12 semanas. A vacina vem congelada e deve ser diluída no frasco original no momento da aplicação. A principal diferença entre a Pfizer e as demais vacinas já utilizadas no município é o modo de armazenamento.

Descongelada, ela pode ser mantida no refrigerador em temperaturas que variam entre 2ºC a 8ºC, com frasco fechado, por no máximo, cinco dias. Após a diluição, as doses devem ser administradas em até 6h, conforme explicou Lucas Meira. 

Na avaliação de Daniel de Assis, diretor da Vigilância Epidemiológica, a oficina é essencial para garantir a eficácia e segurança da vacinação. “Principalmente por ser uma vacina que tem uma metodologia específica, que precisa de treinamento e vigilância na administração”, completou.

Público-alvo

Neste primeiro momento, a estratégia de imunização será direcionada a gestantes com comorbidades. O número de doses e prazo para a chegada das vacinas ao município serão definidas após a Secretaria Municipal da Saúde (SESA) informar à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) o número de pessoas que se enquadram nesta etapa da imunização.