SESP realiza "Operação Cidade Limpa" a partir desta sexta-feira (17)

Por: Iana Silva
Quinta, 16 de Março de 2023 às 14:02

SESP realiza

Foto: Maína Diniz

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), realiza a partir desta sexta-feira (17), a "Operação Cidade Limpa". A ação busca intensificar a fiscalização dos pontos de lixo, retirar os entulhos despejados e orientar a população sobre os cuidados para o correto descarte. Com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTOP), a Operação contará com nove carros de limpeza, motocicletas, equipes de varrição, roçagem e podagem. O roteiro será iniciado no bairro de Buraquinho e, em seguida, percorrerá os demais bairros da cidade.

O coordenador executivo da SESP, Antônio Abreu, explica que essa iniciativa visa também reforçar a importância do cumprimento da Lei 1.742 (10/10/2018), que proíbe jogar resíduos sólidos de construção civil, podas e outros descartes em locais inadequados. De acordo com a Lei, o cidadão que for flagrado descartando lixo de forma ilegal, deve ser punido com multa entre R$ 156 e R$ 890. “Faremos essa força-tarefa, para conscientizar as pessoas sobre a importância de cumprir a lei, manter a cidade limpa e saudável. Iremos nos pontos mais críticos da cidade, em que ocorrem o descarte incorreto de entulhos. Além de muita limpeza, levaremos informações necessárias para que o ambiente coletivo seja, de fato, cuidado por todos”, comentou.

A SESP recolhe os lixo dos bairros todos os dias, pela manhã e pela noite. Quando se trata de entulhos, orienta a população a realizar o descarte na Central de Podas e Entulhos, localizada no bairro de Quingoma, ou no Ecoponto, localizado no Miragem, em Buraquinho. Além da fiscalização intensa realizada nas ruas, diariamente, as equipes da SESP disponibilizam um canal de comunicação para que a população possa enviar suas denúncias e sugestões. As chamadas do “Alô SESP” funcionam através do WhatsApp e ligações nos telefones: (71) 3378-8500/ 3378-8502. O serviço funciona de segunda a sexta, das 07h às 16h.