Sexta sem mosquito: ações de combate ao Aedes Aegypti é intensificada pelo CCZ no bairro de Vida Nova

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 19 de Novembro de 2021 às 15:03

Sexta sem mosquito: ações de combate ao Aedes Aegypti é intensificada pelo CCZ no bairro de Vida Nova

Foto: Lucas Lins


O ‘sextou’ foi diferente para os moradores de Vida Nova em Lauro de Freitas. É que nesta sexta-feira (19), os moradores do bairro receberam a visita dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que, de porta em porta, levaram orientações e conscientização para a prevenção de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o diretor do CCZ, Igor Fidelis, a ação com o mote 'Sexta Sem Mosquito' acontecerá todas as sextas em localidades diferentes da cidade, escolhidas a partir dos relatórios epidemiológicos das arboviroses. “Os locais onde forem constatado o maior número de casos destas doenças, as equipes serão acionadas para levar informação quanto às vedações adequadas das caixas e outros recipientes armazenadores de água, cuidados básicos de limpeza permanentes e aplicar larvicidas”, falou.

Enquanto uma equipe permanecia fixa na praça próxima a Escola Municipal Vida Nova com orientações sobre a vacinação para a raiva animal e testes para leishmaniose, outra equipe percorria o bairro munidos de panfletos e com um protótipo do inseto em mãos. “Esse modelo do Aedes mostra a diferença do mosquito para os demais. Ele é preto e com listras brancas”, explicou a coordenadora do programa de educação em Saúde do CCZ, Bárbara Oliveira.

Atenta às informações, a proprietária de um pet shop, Rafaela Lopes, elogiou a iniciativa. “Neste período de pandemia a gente esquece de cuidar para evitar esse mosquito, estamos com o foco voltado para a Covid-19, mas é importante lembrar que a dengue e as outras doenças podem ser graves e até levar a morte”, alertou.