Técnicos da Defesa Civil iniciam visita aos pluviômetros instalados em Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Quinta, 19 de Maio de 2022 às 15:03

Foto: Divulgação / Defesa Civil

A Defesa Civil do município de Lauro de Freitas iniciou nesta quinta-feira (19) uma visita para monitoramento dos aparelhos pluviômetros automáticos, que informam a quantidade e intensidade de chuvas na cidade.  Os equipamentos compõem a Rede de Monitoramento de Desastres Naturais do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). A manutenção é feita a cada três meses, com a limpeza, verificação da estrutura e renovação dos itens desgastados.

O município conta atualmente com cinco pluviômetros instalados estrategicamente nos bairros de Areia Branca, Jambeiro, Itinga, Portão e Vila Praiana. Os dados são disponibilizados em tempo real e acompanhados pelos agentes de proteção, possibilitando as análises de possíveis cenários de risco.

O superintendente da Defesa Civil, Tiago Max, explica que os pluviômetros são fundamentais para que os alertas sejam emitidos com antecedência, minimizando os transtornos gerados nos tempos de chuva. “O pleno funcionamento dos pluviômetros é importante para deflagrar possíveis deslizamentos de terra, inundações e alagamentos, possibilitando ações de assistência às áreas de risco. Então, essa manutenção que fazemos periodicamente busca monitorar as condições físicas e garantir a eficiência dos equipamentos, que precisam estar sempre limpos. A presença de poeira, folhas e insetos interfere e atrapalha a medição do volume de chuvas”, disse.

Nos próximos meses, com o apoio do CEMADEN, Lauro de Freitas receberá mais um equipamento, que será instalado no bairro de Vida Nova, para ampliar o alcance de monitoramento na cidade. O município também conta com uma estação hidrológica, localizada na segunda ponte da Avenida Santos Dumont, com a função de realizar medida, armazenamento e transmissão de dados hidrológicos, com monitoramento do nível do Rio Ipitanga e registros fotográficos.