Tradicional Festa de São Francisco de Assis acontece neste domingo (23) em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 21 de Outubro de 2022 às 11:11

Neste domingo (23), em Lauro de Freitas, pescadores e marisqueiras da colônia Z-57, além de devotos, vão dedicar o dia para louvar e agradecer a São Francisco de Assis. O santo é padroeiro e protetor de homens e mulheres que tiram do mar o alimento e sustento para suas famílias. A programação da Festa de São Francisco de Assis está marcada para começar às 7h com a tradicional procissão. O local de saída é o Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão.

De acordo com o presidente da colônia e organizador do evento, Anderson de Assis, a festa deve reunir todos os pescadores, marisqueiras, ribeirinhos e rezadeiras da localidade que serão embalados pelo som das charangas. “Todos os anos cumprimos o mesmo trajeto como símbolo da nossa fé. A procissão sai do Terreiro em direção ao terminal Turístico, onde ali nas margens do rio Joanes saímos em conjunto numa Barqueta”, explicou.

A Barqueata deve contar com a presença de mais de 60 pescadores, marisqueiras e seus familiares. Mais de 15 embarcações são esperadas. Em seguida os fiéis seguirão em direção a capela de São Francisco de Assis, onde a celebração será feita por um padre. “A gente pede a ele que nos dê durante o ano todo proteção no mar e boa pescaria, união e paz. São Francisco limpa de nós todo ódio e mágoa nos fazendo sempre lembrar do perdão”, lembrou Anderson.

O diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Remerson Araújo, explica que "a festa faz parte do Calendário Cultural das Manifestações Tradicionais do Município e é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Lauro de Freitas, sendo realizada há mais de 70 anos com o objetivo de salvaguardar a memória e a tradição do Padroeiro dos Pescadores".

A festa segue na Praça de Buraquinho com as bandas Jorge da Gomeia, Afro Bankoma, Hiago Danadinho e Bom Balanço. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública estarão dando apoio ao evento.