Treino de pódio abre oficialmente Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Quarta, 10 de Agosto de 2022 às 19:07

Foto: Lucas Lins

A tarde desta quarta-feira (10), foi de preparação no treino de pódio para os mais de 180 atletas da ginástica artística que participam do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística. O evento acontece até domingo (14), na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, com a participação de 13 clubes e provas direcionadas para as categorias adulto e infantil, feminino e masculino.

A vice-presidente da Federação Baiana de Ginástica Artística, Tatiana Brandão, explica que a competição tem o intuito de popularizar o esporte no estado. "Nós queremos trazer a ginástica para perto do cotidiano da população e, com isso, incentivar a prática do esporte. Acreditamos que daqui podem sair futuros campeões, talentos serem descobertos", disse.

Tatiana explica que a soma das notas definirão os vencedores do individual geral, aparelhos e equipes. As equipes masculinas farão apresentação no solo, cavalo com alças, argolas, saltos sobre a mesa, paralelas e barras fixas. Já as equipes femininas se apresentam nas barras assimétricas, salto sobre a mesa, solo e trave.

Promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e patrocinado pelas Loterias Caixa, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Confederação Baiana de Ginástica Artística. O campeonato é aberto ao público de forma gratuita. Nesta quinta-feira (11), os atletas iniciam a competição individual e em grupo.

Na sexta-feira (12), os atletas realizam treinos na Arena, já no sábado (13) acontece nova rodada de competições e no domingo (14) os vencedores serão premiados. Entre os atletas, nomes como Rebeca Andrade e Arthur Nory estão entre os mais esperados pela torcida. "Eu faço ginástica rítmica e sou fã da artística, acompanho tudo", contou a pequena Flávia Peixoto, 10 anos, assistindo ao treino atentamente.