Vacinação contra gripe foi iniciada em Lauro de Freitas e segue aberta até dia 31 de maio em todas as USFs

Por: Laerte Santana
Segunda, 03 de Abril de 2023 às 11:11

Vacinação contra gripe foi iniciada em Lauro de Freitas e segue aberta até dia 31 de maio em todas as USFs

Foto: Maína Diniz


Logo no primeiro dia da campanha de vacinação contra a Influenza, iniciada nesta segunda-feira (03), em Lauro de Freitas, quem garantiu a dose que protege contra o vírus da gripe foi Sônia Regina dos Santos. “Começou a dar vacina, eu venho tomar a minha. Todo ano eu tomo. Venho sozinha pro posto, tomo a vacina e vou embora. E já tomei as cinco doses da Covid também”, relatou a munícipe de 66 anos.

Sônia Regina aproveitou o primeiro dia da campanha, mas o público prioritário tem até o dia 31 de maio para se vacinar contra a Influenza. O público-alvo são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos; gestantes e puérperas; grupos com comorbidades; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência; indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; professores; trabalhadores de transporte coletivo e portuários; integrantes das forças armadas, forças de segurança e salvamento.


A dose contra a gripe está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família de Lauro de Freitas, das 8h às 16h. Outro munícipe que compareceu na USF Chafariz para garantir a vacina foi Jorge de Freitas, 72 anos. “Eu também sou daqueles que assim que abre a campanha vai logo tomar a sua vacina, não deixo de atualizar meu cartão de vacinação, e já tomei a bivalente contra a Covid-19. Chegou a vacina, eu venho pro posto”, contou.

O Ministério da Saúde reforça que a vacina da Influenza pode ser aplicada conjuntamente com o imunizante contra a Covid-19. Para se vacinar contra o vírus da gripe é muito simples. Basta comparecer a uma USF mais próxima de sua residência, com documento de identificação com foto. Grupos com comorbidades devem apresentar relatório médico. Mas atenção, pessoas com sintomas gripais e febre não devem tomar a vacina.