Varal Solidário do projeto de voluntariado da Prefeitura beneficia mais de 100 moradores do Parque São Paulo

Por: Laerte Santana
Quarta, 18 de Maio de 2022 às 18:06

Foto: Divulgação

A comunidade de Parque São Paulo, em Lauro de Freitas, recebeu o Projeto Varal Solidário Itinerante da Prefeitura Municipal, que disponibilizou roupas e calçados para adultos e crianças que foram recebidos através de doações. A primeira edição do projeto foi realizada neste último domingo (15), na sede da Igreja São Norberto, no final de linha do bairro. Mais de 100 pessoas foram beneficiadas com a ação.

O Projeto Varal Solidário Itinerante faz parte de uma série de ações da Coordenação do Programa “Bahia. Estado Voluntário” no município de Lauro de Freitas, desenvolvida por servidores da Prefeitura Municipal. De acordo com Diana Cunha, coordenadora do Programa na Prefeitura, o Varal contou com o apoio da comunidade de Parque São Paulo e membros da igreja católica para a mobilização.

"Recebemos doações de roupas e calçados de voluntários do município. Antes de levar para o espaço da igreja, realizamos uma triagem do vestuário, separando as peças masculinas e femininas, assim como as de crianças e adultos. O Varal foi bem recebido pela comunidade. A igreja ajudou na divulgação e muitas pessoas compareceram para retirar as doações. Foi um sucesso”, relatou Diana.

A força do voluntariado em Lauro de Freitas cresce de forma bastante ativa, como ainda afirma Cunha. O município foi pioneiro ao aderir ao Programa “Bahia. Estado Voluntário”, ação do governo estadual que fomenta a solidariedade, em junho do ano passado. De lá para cá, diversas ações já foram realizadas pela Coordenação do Programa no município, através da Prefeitura.

Entre as ações já desenvolvidas está a realização de live para a mobilização de novos voluntários; o projeto Lauro Limpa que promoveu ação de limpeza nas praias do município; o projeto Natal Esperança que teve como propósito a arrecadação e distribuição de brinquedos, roupas e cestas básicas; o projeto SOS Chuvas voltado para ajudar famílias atingidas pelas chuvas no Sul da Bahia; além da formação do Coral dos Servidores do Município de Lauro de Freitas e outros eventos.

A Coordenação do Programa da Prefeitura tem como atividades gerais a promoção do voluntariado no município; a capacitação de desenvolvimento de projetos, campanhas e doações; cadastro das ONGs, associações e entidades sem fins lucrativos no Programa; e a realização de palestras.

“Bahia. Estado Voluntário"

O Programa “Bahia. Estado Voluntário" é uma iniciativa que fomenta a prática do Voluntariado no Estado da Bahia, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social, com sustentabilidade, qualidade de vida e redução de desigualdades. O Programa disponibiliza um site (www.estadovoluntario.ba.gov.br) para o cadastro de projetos e de voluntários, conectando Entidades públicas e privadas e os cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas.