Venezuelanas assistidas do CRAI Lauro de Freitas recebem curso de português com foco no empreendedorismo

Por: Laerte Santana
Segunda, 19 de Setembro de 2022 às 14:02

Venezuelanas assistidas do CRAI Lauro de Freitas recebem curso de português com foco no empreendedorismo

Foto: Maína Diniz


Português com foco no empreendedorismo para mulheres imigrantes. Este é o pilar do curso A-TUA-AÇÃO, um projeto vinculado à ONG Vila Internacional, que foi apresentado a mulheres assistidas pelo Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes de Lauro de Freitas (CRAI), nesta segunda-feira (19). A capacitação, que vai contemplar 20 beneficiadas, é mais uma oportunidade de desenvolvimento da autonomia financeira.

Como explica a coordenadora do CRAI, Gicelia Queiroz, o curso também conta com a parceria do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil. “Consolidamos a parceria com o projeto, a fim de oportunizar mais uma atividade às mulheres venezuelanas, para que elas se desenvolvam financeiramente. Este curso vai somar conhecimentos aos outros que já realizamos aqui, como os das oficinas de geladinhos gourmet e de produção de salgados”, disse.

O curso será realizado via WhatsApp, com atividades obrigatórias diárias, durante oito semanas. Dentro da perspectiva de aprender português, mas com foco no empreendedorismo, as venezuelanas vão trabalhar os seguintes conteúdos: por que e por onde começar a empreender? modelo de negócios, atendimento e vendas, marketing, como formalizar um negócio e finanças.

Professora de português do A-TUA-AÇÃO, Ana Paula Gabatteli, reforça que a metodologia online do curso leva conhecimento onde as alunas estão. “Esta é a terceira edição do projeto que já realizamos com mulheres de outros estados. O curso é bem intenso. A partir da sexta semana elas terão mentoria individual, com outras mulheres que trabalham com empreendedorismo, para que possam ajudar na orientação de abertura de negócios”, detalhou.

Quem já tem uma ideia do que deseja empreender é Francelys Trujillo. Para ela, o curso vai proporcionar o suporte que precisa. “Quando a gente aprende, temos um caminho para desenvolver uma área que a gente gosta. Eu e minha mãe estamos querendo abrir um negócio de artesanato, já temos ideias. E agora com esse aprendizado que teremos do curso vai ser muito interessante”, contou.

Ao final do curso todas as alunas que completarem as atividades receberão certificado, além de um capital semente (valor em dinheiro), financiado pelo Social Bank, um dos parceiros do projeto A-TUA-AÇÃO, para investirem na abertura de negócios.