Alunos da escola Tenente Gustavo se divertem e aprendem com as práticas do Programa Saúde na Escola

Por:Giovanna Reyner
Alunos da escola Tenente Gustavo se divertem e aprendem com as prticas do  Programa Sade na Escola17/09/2019 19:53

Mais de 300 alunos da Escola Municipal Tenente Gustavo, localizada no Capelão, em Lauro de Freitas, participaram na manhã desta terça-feira (17) de palestras sobe o combate ao mosquito Aedes aegypti, orientações de higiene bucal e nutricional, antropometria (pesagem e medição corporal) e promoção das práticas corporais com atividades físicas e de lazer. As atividades são fomentadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido no município pela Secretaria de Saúde (Sesa). 

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Superintendência de Atenção Básica da Sesa, Juliana Queiroz, o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “O foco é promover desde pequenos a conscientização de que o ideal é cuidarmos de nossa saúde de forma preventiva e não apenas curativa”, explicou.

Sentadinhos e concentrados, os pequenos com idade entre 7 a 11 anos, assistiram uma animação sobre a importância da prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Não pode deixar água parada, tem que sempre limpar a vasilha dos animais de casa”, explicou a aluna Roseane Santos, 8 anos. Em seguida, os estudantes conheceram mais sobre a alimentação saudável e com plaquinhas verdes e vermelhas respondiam quais alimentos eram bons para saúde e quais não eram. “Sorvete, pode só sábado ou domingo”, disse Júlia Silva mostrando que aprendeu tudinho. 

Munidos de fantoches e com interação lúdica os dentistas atuaram para alertar as crianças do perigo da má escovação dentária. Os personagens João e Joaquim falaram da importância da higiene bucal sempre após as refeições. Os profissionais chamaram as crianças para simular a escovação no macro modelo de uma arcada dentária. 

“Todos os profissionais que participaram aqui hoje são componentes das Equipes de Saúde da Unidade de Saúde da Família Manoel José Pereira e NASF que atendem Caji e Areia Branca”, explicou Juliana. Semanalmente a superintendência de Atenção Básica leva as ações do PSE a escolas da rede municipal. Nesta quarta-feira (18) as práticas do PSE estarão na Escola Modulo Educativo, também no Capelão.