Alunos da rede municipal encerram com festa atividades do Programa Forças no Esporte

Alunos da rede municipal encerram com festa atividades do Programa Foras no Esporte14/12/2017 10:11

Ao som do Hino Nacional brasileiro, entoado pela Banda de Música da Base Área de Salvador, os mais de cento e cinquenta alunos da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas que fazem parte do Programa Forças no Esporte (Profesp), participaram nesta quarta-feira (13), da cerimônia de encerramento das atividades de 2017. Apresentações de dança, artes marciais e canto emocionaram a plateia que lotou a arquibancada da Concha Acústica de Lauro de Freitas para celebrar o desempenho e evolução dos integrantes durante o ano.

Fomentado pelo Ministério da Defesa por meio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e Secretária Municipal de Educação (SEMED), o programa promove o desenvolvimento esportivo na faixa etária de 7 a 13 anos. “Entendemos que educação não é necessariamente o que se faz dentro de uma escola, mas com integração de políticas que tratam da educação como um todo com inclusão social”, afirmou a prefeita Moema Gramacho.

Os garotos em sua totalidade são moradores do bairro de Areia Branca e Itinga e estudantes das escolas municipais Tenente Gustavo, Capiarara, Capitulino, Esfinge, Amauri Montalvão, Edvaldo Boaventura, Barro Duro e Eurides Santana. De acordo com o gestor da SEMED, Paulo Gabriel Nacif, a seleção respeita os riscos de vulnerabilidade entre os jovens. “Esse programa serve de exemplo para propostas que surgirão em 2018 voltadas para a educação de tempo integral. Aqui são revelados talentos e priorizado o ensino com cidadania”, disse ele.

De segunda à quinta-feira, sempre pela manhã, os alunos tomam conta dos gramados, quadras, piscinas, tatames e teatro da Ala 14 (Base Aérea). Além de receber orientações dos professores para as práticas de futebol, voleibol, judô, basquete, corrida de orientação e natação eles também são acompanhados pelo serviço médico, odontológico e de assistência social.

Os jovens recebem o fardamento, locomoção e fazem três refeições durante os intervalos das atividades. “Estou muito orgulhosa em concluir mais uma edição com o apoio e parceria da Prefeitura de Lauro de Freitas que sempre esteve ao nosso lado cedendo o necessário para o bom andamento do programa”, destacou a coordenadora do Profesp, tenente-coronel Iara Nascimento. Ela informou que para o ano de 2018 haverá ampliação das vagas, a estimativa é de que 350 crianças e adolescentes sejam beneficiados.

Animados e dotados de uma energia inesgotável a garotada mostrou através das apresentações o que aprendeu durante as aulas. O palco da Concha foi tomado por tatames para que os judocas entrassem em cena. Também não faltou fôlego para o grupo de dança. Vestidos a caráter eles fizeram performances com os ritmos do hip hop, funk e axé. O grupo da Lagoa dos Patos Meninos do Batuque não deixou ninguém ficar parado com seus instrumentos percussivos feitos a partir de material reciclado, e o Coral da Base Aérea, composto pelas crianças, emocionou a quem assistiu aos pequenos cantarem o clássico natalino “Hallelujah”.

Entre os estudantes estava Alana Souza, de 11 anos. A aluna do colégio Amauri Montalvão foi a campeã 2017 da Corrida Estadual de Orientação. Emocionada ela mostrou com orgulho a medalha que conquistou no campeonato. “Eu fui inserida no esporte a partir do Profesp e posso dizer que encontrei a minha paixão. Pretendo continuar me aprimorando e quem sabe ir além”, contou. Ao seu lado Fabiana Matos, que também faz parte do programa, disse enxergar a amiga como uma inspiração.

Todas as crianças ainda receberam brinquedos doados pela empresa Nova Brinque, situada no Bairro de Vida Nova, e participaram do sorteio de uma bicicleta oferecida pelo vereador Roque Fagundes. O sortudo Wenderson de Souza subiu ao palco da Concha para receber seu prêmio ao som do coro “ele merece”.