Campanha do Hemoba em Lauro de Freitas vai até esta quinta-feira

Campanha do Hemoba em Lauro de Freitas vai at esta quinta-feira07/03/2018 17:35

A unidade móvel do Hemoba - Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia estará realizando coletas de sangue e cadastro para doação de medula óssea em Lauro de Freitas até esta quinta-feira (8). O objetivo da coleta externa é manter o estoque de sangue do Estado. “Em Lauro de Freitas sempre tivemos uma boa colaboração. É preciso que essa consciência continue e o povo venha realizar este ato de solidariedade”, destacou a assistente social do Hemoba Marilene Brito.

Para ser considerado apto à doação de sangue é necessário ser maior de idade, pesar mais de 50kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e não ter fumando pelo menos até 2h antes. O voluntario tem que apresentar um documento oficial de identificação com foto e estar bem alimentado antes da doação. A doação não é permitida para usuário de drogas e/ou portadores de doenças transmissíveis pelo sangue além de mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Doador, Neinan Couto revelou que sempre que está próximo a um posto alternativo do Hemoba faz a doação. “Essa é uma oportunidade de ajudar o próximo. Devemos ter a consciência que amanhã nós podemos estar do outro lado precisando de uma doação”. O intervalo entre uma doação e outra tem que ser de no mínimo 90 dias.

Se o voluntário não estiver apto à doação de sangue por alguma restrição temporária, ainda assim poderá incluir seus dados no REDOME-Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Para se cadastrar basta ter entre 18 e 55 anos, preencher o formulário e coletar uma mostra de sangue.

O horário de atendimento do Homóvel, que está estacionado na Praça da Matriz, é das 8h às 17h. A unidade tem capacidade de realizar até 100 coletas diárias. “A campanha só funciona se tivermos voluntários e o ônibus dá essa oportunidade às pessoas de ter um ato de caridade”, finalizou Marilene.