Festival celebra Dia Mundial da Dança em Lauro de Freitas

Festival celebra Dia Mundial da Dana em Lauro de Freitas01/05/2018 17:09

O Dia Mundial da Dança foi celebrado em Lauro de Freitas com o 1º Festival de Dança, Arte e Cultura do município. Idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo-SECULT, o festival reuniu na Escola Municipal Dois de Julho, Itinga, mais de 20 grupos da cidade. Pela manhã, um workshop ministrado pelos líderes dos grupos de dança levaram a experiência de anos de trabalho além da técnica desenvolvida aos participantes.

“A realização deste festival é muito importante para o fortalecimento dos grupos de Lauro de Freitas. Poder dividir com cada participante o valor de entender como os corpos se movimentam é muito bom”, revelou o coreógrafo do grupo Córtex, Félix Ramos.

À tarde, com programação aberta ao público, foi o momento em que os grupos encantaram uns aos outros e a todos que apreciavam a diversidade de movimentos em cada uma das diversas modalidades de dança que o festival proporcionou.  Seja com o street dance, a dança contemporânea, o pagode ou a dança afro, o público vibrava a cada passo dos dançarinos.

Coreógrafa do Grupo Geração 3, da Igreja Batista Boas Novas, Isabela Araújo classificou o festival como um espaço de arte sem preconceito e sem tabus. “É muito gratificante poder mostrar o trabalho que desenvolvemos com a dança e saber que mesmo sendo evangélicas também temos espaço sem distinção”.

Após a apresentação os grupos receberam um troféu pela participação no seminário. A SECULT também homenageou o bailarino e coreógrafo de Lauro de Freitas Reginaldo Fuscão, que ressaltou a importância dos professores da dança. “Sei que devemos nos espelhar em grades nomes da dança lá fora, mas nunca esqueçam os mestres da sua cidade que fizeram parte da sua história”.

Coordenadora executiva da SECULT, Sirlene Lisboa traduziu o significado do evento. “As atividades culturais do município sempre trazem vários elementos. Esta é específica de dança. Isso traz uma representatividade para o segmento, além de celebrar o dia da dança comemorado mundialmente no dia 29 de abril”. A data foi escolhida como Dia Mundial da Dança pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO em referência à data de nascimento Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes mundiais da dança.

Jornalista Mariana Cedrim

Fotos: Lucas Lins