Grupo de idosos pratica atividades físicas no Estádio Municipal em Itinga

Grupo de idosos pratica atividades fsicas no Estdio Municipal em Itinga11/09/2018 18:43

Praticar atividade esportiva e cuidar da saúde. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Cidade Nova da Secretaria de Saúde, deu início nessa terça-feira (11), a um novo momento do projeto que atende munícipes da terceira idade.

As atividades que acontecem às terças e quintas-feiras, das 7h às 11h, no Estádio Edvaldo Costa Santos, em Itinga, conta com uma equipe multidisciplinar que transmite, além de orientações sobre a importância da prática esportiva, indicações quanto a aquisição de hábitos saudáveis, saúde da mulher e do homem, traçando o caminho que promova a saúde do grupo.

Criado pela Portaria nº 154/2008 do Ministério da Saúde, o Nasf define uma política para o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde, através do apoio direto de profissionais especializados em diversas áreas do saber a um conjunto de Equipes de Saúde da Família (ESF).

A prática esportiva para pacientes idosos encontra diversos obstáculos e desafios, visto que essas pessoas podem apresentar problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão,  necessitando de um trabalho específico para cada caso.

“Esporte e saúde são aliados em todas as faixas etárias, então, atuar em transversalidade com a Secretaria de Saúde reitera o comprometimento da gestão em apresentar e ofertar um novo modelo de política pública que pensa no laurofreitense em sua totalidade”, destacou o secretário da Setrel, Uilson de Souza.

Jornalista: Thaís Brandão (PMLF/Setrel)

11/09/2018