Lauro de Freitas instala primeiro ponto alternativo de coleta seletiva

Lauro de Freitas instala primeiro ponto alternativo de coleta seletiva02/03/2018 08:36

A Prefeitura de Lauro de Freitas instalou o primeiro ponto alternativo de coleta seletiva do município, no bairro Miragem, em frente à escola Municipal Jovina Moreira Rosa. O Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) reúne quatro recipientes destinados à coleta.

Os recipientes instalados pela SESP-Secretaria de Serviços Públicos, são separados por cor/categoria e têm capacidade de receber 2,5m3 de material. O vasilhame azul é para receber papel, o vermelho para plástico, o verde para vidro e o amarelo para metal. Para explicar o objetivo da coleta seletiva e incentivar o descarte responsável, a equipe ambiental da SESP vai realizar um trabalho de educação e conscientização nas escolas e na comunidade.

“Além da implantação do ponto de coleta o mais importante é a conscientização. Esse trabalho é reflexo da sensibilidade peculiar da prefeita Moema Gramacho que entende a importância da reciclagem e que a separação de resíduos é um dos passos para que isso aconteça”, destacou o secretário da SESP, Renato Braz.

A ação está em consonância com os objetivos estabelecidos na Lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, bem como o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Lauro de Freitas, Lei municipal n° 1723 de 2017 que determina a coleta seletiva na cidade.

Todo material descartado no PEV será coletado pela SESP, de acordo com a demanda apresentada, e será destinado à CAELF (Cooperativa dos Agentes Ecológicos de Lauro de Freitas). Até o final do primeiro semestre deste ano a SESP vai instalar mais seis pontos de coleta seletiva em Lauro de Freitas. Os PEVs serão distribuídos nos bairros de Vilas do Atlântico (final de linha), Buraquinho (largo da praia), Ipitanga (próximo ao CPJ), Vida Nova (Praça das Mangueiras), Itinga (em frente ao Colégio Dois de Julho) e Centro (Praça Martiniano Maia).