Lauro de Freitas reforça serviços para garantir comodidade e segurança no Réveillon

Por:Giovanna Reyner
Lauro de Freitas refora servios para garantir comodidade e segurana no Rveillon29/12/2018 18:00 Foto:ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Com a expectativa de praias lotadas, trânsito movimentado e muita gente circulando no município, no feriadão e na virada do ano, a Prefeitura de Lauro de Freitas montou um esquema especial de serviços para as comemorações do Réveillon 2019, com reforço na segurança, limpeza e ordenamento do trânsito. O município busca oferecer maior comodidade para quem vai romper o ano nas praias, espaços públicos, ou estarão apenas de passagem pelo município, que é um dos mais procurados para o Reveillon..
Segurança - Para garantir a segurança nos locais públicos e praias do município, a Superintendência de Segurança Municipal (SSM) aumentou o efetivo e ampliou o material logístico. 300 câmeras de videomonitoramento irão contribuir com as ações da Guarda Municipal, além de nove motos para o patrulhamento.
Entre a Praia de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, 45 salva-vidas ficarão distribuídos em dez pontos fixos de salvamento. O horário de atuação da equipe salva-vidas também foi ampliado. No dia 31, uma equipe pega das 7h às 17h; e outra entra às 20h e segue  até as 17h do dia primeiro (01) do novo ano.
Os agentes contam com equipamentos regulares e prestarão orientações de segurança, como destaca o superintendente Junior Neves. “Nesse período festivo é fundamental que as pessoas redobrem a atenção, seja nos locais públicos ou em praias, principalmente pela questão do uso de bebidas alcoólicas, um dos maiores causadores de acontecimentos desagradáveis” ressalta. Neves informa que no feriado natalino não foi registrado nenhuma ocorrência grave. As situações de urgências podem ser comunicadas pelo número 153.
O esquema de segurança em Lauro de Freitas conta ainda com o batalhão da 52ª CIPM, que programou uma grande operação de 30/12 a 01/01/19. “Devido ao grande movimento do período de festa, os policiais serão empregados em viaturas e policiamento a pé, realizando rondas e abordagens nas áreas da orla da cidade, bares e restaurantes”, informou o comandante da 52ª CIPM, major Fabrício Silva.
No Natal, a companhia não registrou nenhuma ocorrência. “No período natalino e de compras de fim de ano, nosso efetivo contou com mais de 30 policiais militares, além do policiamento ordinário. A operação se intensificou nas áreas comerciais e de grande concentração de pessoas, a fim de trazer mais tranquilidade para os laurofreitenses”, disse o major.
Trânsito - As três praias contarão ainda com a presença de viaturas da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), que percorrerão toda a orla, fiscalizando e dando orientações aos condutores. Para evitar engarrafamentos na Estrada do Coco, a Settop mudará o limite de tempo semafórico na área de domínio do município. A velocidade na BA (099) é de 60km/h.
“Também faremos ronda nos bairros de Itinga e Portão. Nosso efetivo está dividido em três turnos que ao todo completa 24h de atenção total a mobilidade da cidade”, disse Smith Neto, superintendente de Trânsito. Chamadas de emergências podem ser solicitadas à Base de Ocorrências da Settop pelo número: (71) 3369 - 9983.
Defesa Civil - As equipes técnicas da Defesa Civil estarão de plantão 24 horas para atender chamadas nos dias de Réveillon. Apesar da previsão de sol forte, o órgão mantém o plantão de 24h e as ocorrências devem ser comunicadas  pelos telefones 199 ou 3288 -8628, ou pelo e-mail: defesacivilpmlf@gmail.com. O órgão atua também em outras situações de emergência. No Natal, um incêndio atingiu um estabelecimento em Vida Nova e a equipe da Defesa Civil deu todo suporte, como informa o diretor Russo Reis. “Nossa equipe foi acionada e junto com a população acionamos o Corpo de Bombeiros. Graças a Deus não teve nenhuma vítima e o fogo foi controlado. A equipe técnica de engenharia da Defesa Civil foi ao local no dia seguinte para vistoriar as causas do incêndio e condições do imóvel. O laudo técnico está em análise final”, contou Reis.
Serviços - O trabalho dos agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) será intensificado nos dias de Réveillon. Equipes se revezam pelos bairros da cidade e orla manhã, tarde e noite, para garantir a manutenção da limpeza municipal. Também presente na atuação dos serviços especiais de Réveillon, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) executará rondas para controle e orientação de poluição sonora na cidade.

Telefones para emergências
Segurança 153.
Trânsito (71) 3369 - 9983.
Defesa Civil 199 ou 3288 -8628,