Lavagem do Caranguejo marca abertura das festas de Verão em Lauro de Freitas

Por:Laerte Santana
Lavagem do Caranguejo marca abertura das festas de Vero em Lauro de Freitas01/12/2018 07:30 Foto:Edgard Copque

Completando 35 anos de festejo e tradição, a Lavagem do Caranguejo, na Itinga, iniciada neste sábado (1º/12), marca a abertura do calendário cultural de Lauro de Freitas, representando a partida do circuito de festas populares para a estação mais quente do ano.

Shows de bandas de reggae, arrocha e pagode baiano, além do desfile de blocos, animaram o primeiro dia da festa que segue até este domingo (2), com o Cortejo Cultural, às 10h, saindo do Alto da Itinga até o Largo do Caranguejo. Nos circuitos Santa Rita e Senhora Valentina, a programação continua com bandas e desfile de blocos. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas nos dois dias da lavagem, que está dividida em três circuitos e espaço para shows, repletos de atrações e apelos de paz. 

A banda O Prumo subiu no trio parado para abrir a programação de shows do sábado. Hit Soul foi a segunda atração e animou a festa ao som do pagode baiano. Na sequência, o público prestigiou o arrocha universitário da banda Kart Love. Saindo da Terraplac, no circuito Jone Kiss, o paredão As Esmeraldas puxaram os primeiros foliões, seguido da apresentação de Pequeno MB no trio do bloco Na Pegada. Trazendo samba para o percurso, a Fora da Mídia puxou o bloco Terra Mania. Todas as apresentações cumpriram as exigências da Lei Antibaixaria, sancionada no município em 2012.

Com origem em 1983, por iniciativa do comerciante Senhor Antônio, conhecido popularmente como Caranguejo, a lavagem se tornou uma das festas mais tradicionais do município, como destaca o secretário de Cultura e Turismo (SECULT), Manoel Carlos dos Santos. “Podemos dizer que Lauro de Freitas é o metro quadrado mais cultural da Bahia. Possuímos um calendário de festejos extenso e que está previsto por lei municipal. Na gestão da prefeita Moema Gramacho estamos cumprindo uma série de atividades culturais além do programado”, exclamou.

No circuito dos festejos municipais, a Grande Festa de Portão será realiza entre os dias 8 e 9/12, seguido de festas religiosas do mês de dezembro. Em janeiro, o ano começa com a tradicional celebração do Terno de Reis e a festa do padroeiro da cidade, Santo Amaro de Ipitanga. Fevereiro abre com reverência à rainha do mar, passando para o desfile de blocos carnavalescos. A festa de São José, em março, encerra o ciclo do Verão e abre para outras festividades que acontecem ao longo do ano.

Moradora de Itinga, a doméstica Denimar Soares, 44, conta que já acompanhou por muitos anos a festa no Largo do Caranguejo. “Antes de eu me entender por gente, esta festa já acontecia por aqui. Agora como estou mais coroa, prefiro ficar aqui pelo largo, é mais tranquilo. Mas amanhã é que será a parte mais bonita, quando passar o cortejo das baianas”, contou.

Vindo de Salvador, o ambulante Josevaldo Almeida, encontrou na Lavagem do Caranguejo uma oportunidade de ganhar dinheiro extra. “Um amigo que me falou desta festa. Mas agora já fiquei sabendo que no próximo fim de semana haverá outra em Portão. Na crise em que estamos não podemos deixar passar nada” ressaltou Almeida. A segurança da lavagem foi garantida por equipes da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude. Serviço médico, fiscalização de ambulantes, limpeza e orientação do trânsito foram reforçadas pelas secretarias municipais.

 

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

01/12/2018

71 3288 8371