Obras da Policlínica Regional avançam e inauguração está prevista para dezembro

Obras da Policlnica Regional avanam e inaugurao est prevista para dezembro24/08/2018 09:23

Com 22% das obras concluídas, a Policlínica Regional Metro Recôncavo Norte recebeu na manhã desta quinta-feira (23) a visita da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e vereadores de Simões Filho. O equipamento, localizado em Simões Filho, está previsto para ser inaugurado em dezembro.

Com investimento de 18 milhões, a Policlínica vai beneficiar 1,1 milhão de habitantes de 15 municípios - Pojuca, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Mata de São João, Dias D´Ávila, Itaparica, Vera Cruz, Conde, Santo Amaro, Camaçari, Simões Filho e Madre de Deus, além de Simões Filho e Lauro de Freitas.

Após verificar o andamento das obras, o secretário Fábio Vilas-Boas enfatizou o compromisso do Governo do estado de levar a saúde mais próximo dos cidadãos. “Nós identificamos que havia esta lacuna da atenção básica nos postos de saúde que não eram resolutivas, não havia onde realizar consultas e exames com médicos especialistas. O governador decidiu implantar 24 unidades em todas as regiões do Estado construindo policlínicas com 18 especialidades e todos os exames necessários. A gente agora está conseguindo oferecer isso dentro no nosso projeto de regionalizar e descentralizar a saúde”.   

Na Policlínica a população contará com médicos angiologistas, gastroenterologistas, cardiologistas, clínicos, endocrinologistas, mastologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, urologistas, ginecologistas e obstetras, traumatologistas-ortopedistas e cirurgiões gerais.  Para levar a população dos 15 municípios que fazem parte do consórcio até a unidade, o Governo do estado vai entregar ônibus climatizado e com Wi-Fi a cada cidade, garantido o transporte gratuito e de qualidade.

Presidenta do Consórcio Público de Saúde que vai administrar a Policlínica, a prefeita Moema Gramacho destacou o impacto positivo do equipamento no atendimento à saúde da população. “Estou muito ansiosa para ver o início do funcionamento da Policlínica, principalmente por saber que as unidades que já estão funcionando são um sucesso. Nós da região Metro Recôncavo Norte estamos muito felizes, o espaço é maravilhoso e já está numa fase bastante avançada”.

Moema ressaltou ainda que a Policlínica vai resolver efetivamente o problema da Regulação nos municípios, atendendo não só a demanda, mas ultrapassando a expectativa com a diversidade de serviços que serão ofertados. Das 24 unidades projetadas pelo estado, oito já estão em funcionamento.

As obras da Policlínica são custeadas em sua totalidade pelo Governo do Estado. Os municípios serão responsáveis por 40% da manutenção da unidade, divididos de acordo com o número de habitantes de cada cidade beneficiada.  Na próxima quarta-feira (29) os prefeitos se reúnem para definir o modelo de contratação dos profissionais que atuarão na Policlínica.

Jornalista Mariana Cedrim
Foto Edgard Copque