Pacientes da Policlínica Professor Carlos Bastos recebem orientação sobre uso correto de medicações

Por:Giovanna Reyner
Pacientes da Policlnica Professor Carlos Bastos recebem orientao sobre uso correto de medicaes14/08/2019 18:44 Foto:Lucas Lins

Pacientes e usuários da Policlínica Professor Carlos Bastos, na Vila Praiana, em Lauro de Freitas, receberam orientações sobre o uso de antimicrobianos, administração de antibióticos, armazenamento e descarte, reações adversas e os horários de administração dos medicamentos. A ação, realizada nesta quarta-feira (14) durante todo o dia, em alusão ao Dia da Farmácia comemorado nacionalmente no dia 5 de agosto, tem o objetivo de informar sobre o uso correto dos medicamentos para eficácia do tratamento.

De acordo com a coordenadora administrativa da unidade, Lorena Paim, na farmácia da Policlínica são dispensados por mês cerca de duas mil receitas, da medicação mais simples, como para o controle do diabetes ou pressão arterial, a  medicamentos controlados. 

Lorena faz um alerta. “Uma situação muito comum é o paciente fazer uso do medicamento em casa e deixar de tomar antes do tempo prescrito, quando apresenta uma melhora clínica. Mas é necessário que faça o tratamento completo, senão cepas de bactérias mais resistentes ao antibiótico não serão eliminadas, o que faz com que esse paciente tenha a doença outra vez. Por isso é importante à orientação”, disse.

Sentada frente a frente com a paciente, a farmacêutica Daniele Carli orientou a dona de casa Eliomar Santana quanto ao armazenamento do medicamento em casa, doses administradas, horários. “É importante que o paciente saiba os benefícios dos medicamentos mas, também, os riscos caso haja um mau uso. São detalhes como não recolocar os remédios no frasco, nunca alterar a dose prescrita, não ingerir medicamentos com bebidas alcoólicas que fazem a diferença na eficácia do tratamento”, frisou.

Policlínica Carlos Bastos

A Policlínica fica localizada na Vila Praiana e atende semanalmente mais de duas mil pessoas. Além da acupuntura, o público pode receber atendimentos em ginecologia, ortopedia, otorrino, pediatria, nefrologia, nutricionista, angiologia, serviço social, urologia, fisioterapia, psicologia, reumatologia e oncologia.