População adere ao Dia D de Vacinação contra Febre Amarela em Lauro de Freitas

Populao adere ao Dia D de Vacinao contra Febre Amarela em Lauro de Freitas24/02/2018 17:21

A população compareceu neste sábado (24/02) aos postos alternativos e USF-Unidades de Saúde da Família de Lauro de Freitas para a Vacinação Fracionada contra Febre Amarela. A campanha, que começou na última segunda-feira (19), foi intensificada neste Dia D para manter o índice negativo de casos da doença em humanos na região.

Para quem não quis deixar de lado a rotina do sábado, não precisou abrir mão da imunização. Além dos grandes supermercados da cidade, a Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães e as praças da Matriz e do Parque Ecológico também receberam unidades móveis que realizaram a vacinação. Foram um total de 23 locais à disposição da população.

Cristiane Silva que fazia as compras da semana com a família aproveitou a oportunidade. “Temos sempre que buscar a prevenção, assim que vi nas redes sociais me planejei pra tomar a vacina e não precisei adiar nada que estava programado pra fazer hoje”.

Taiane Bispo, moradora do Jardim Independência soube nas redes sociais sobre a campanha e importância da prevenção contra a Febre Amarela e compareceu bem cedo a USF da sua comunidade. “São tantos casos novos de vírus que aparecem circulando em nosso meio que a oportunidade que temos de nos prevenir não podemos deixar escapar”.

O secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura, que acompanhou a realização do Dia D no município explicou que a cidade aderiu à campanha realizada pelo Governo do Estado através da SESAB - Secretaria Estadual de Saúde como medida preventiva, já que Lauro de Freitas não tem nenhum aos da doença em humanos.

 “Nós estamos localizados em uma área urbana onde a doença é pouco disseminada, mas nada impede que haja imigração de pessoas infectadas. Diante desta hipótese temos que nos antecipar protegendo a população. E o melhor caminho é a imunização através da vacina”.

A vacinação começou às 8h. A dose fracionada, válida por oito anos, permite que um maior número de pessoas seja imunizada. Quem não teve a possibilidade de se imunizar neste sábado, a Campanha segue até o dia 9 de março nas USFs. São Francisco do Conde, Mata de São João, Camaçari, Vera Cruz, Candeias, Itaparica e Salvador também estão participando da campanha. A SESAB pretende atingir a meta de vacinar 95% da população destas localidades. Em Lauro de Freitas a expectativa é que 172.445 mil pessoas sejam imunizadas.